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Avaliação feita em redes sociais de órgãos do governo mostra descaso

postado em 24/07/2012 08:06

No Twitter ou no Facebook, experimente fazer uma pergunta ou uma reclamação sobre uma grande empresa. Pode ser tevê a cabo, lojas de varejo ou companhias aéreas. Em pouco tempo, a resposta vai pipocar na tela do computador, pois elas não querem que outros consumidores vejam que a marca é negligente. Agora, faça o mesmo teste com os órgãos do governo. E espere; Uma duas, 22 horas para que uma questão sobre um número de telefone seja respondida. Percebeu a diferença? A administração pública não se preocupa sobre o que vão dizer nem quer a sua amizade.

As redes sociais, que deveriam ser mais um canal de comunicação e interação com o cidadão, acabam sendo um mero espelho dos sites principais dos órgãos do governo. Um ano após avaliar o uso dessas plataformas pelos ministérios e agências reguladoras e descobrir que a interação era praticamente inexistente, o Informática repetiu o teste. O resultado foi pior. Em 2011, apenas sete ministérios tinham contas em, pelo menos, uma rede social, contra 21 registrados neste ano. Na avaliação feita pelo Twitter, no qual foi criado um perfil fictício e foram enviadas questões básicas sobre números de telefone e programas sociais, menos da metade (10) respondeu e o tempo de espera pelas respostas ; que no caso de uma plataforma de relacionamento deveria ser o mais rápido possível ; variou de 20 minutos a 22 horas.

Entre os órgãos que responderam, a maioria das mensagens foi sucinta e cordial, indicando números ou links. Perguntado sobre número de ouvidoria, o Ministério da Pesca e Aquicultura questionou qual seria a área a ser consultada e ofereceu um e-mail para contato. Alguns têm tempos de resposta muito próximos, como o Ministério das Relações Exteriores e a Polícia Militar do DF, que levaram trinta minutos e 17 horas, respectivamente, para fornecer informações por Twitter e Facebook. Outro fato curioso: o Ministério das Comunicações não fez o que deveria fazer melhor, comunicar-se, e não respondeu ao contato.

Confira o resultado:
MINISTÉRIOS
Ministério da Agricultura
Não respondeu pelo Twitter
Facebook: respondeu após 37 minutos

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Twitter: respondeu após 4h
Facebook não foi avaliado

Ministério da Cultura
Twitter: respondeu após 5h50
Não tem Facebook

Ministério da Defesa
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério da Educação
Não respondeu pelo Twitter
Facebook: respondeu após dois dias e 18 horas

Ministério da Fazenda
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério da Integração Nacional
Não tem perfil nas redes sociais. A pergunta foi enviada pelo e-mail da ouvidoria, mas não houve resposta

Ministério da Justiça
Não tem perfil nas redes sociais. Após preencher um formulário com quase 20 perguntas, a questão foi enviada por e-mail e a resposta chegou em 24 horas

Ministério da Pesca e Aquicultura
Twitter: respondeu após 19 horas
Facebook: respondeu após 19 horas

Ministério da Previdência Social
Twitter: respondeu após 22 horas
Não tem Facebook

Ministério da Saúde
Twitter: respondeu após uma 1h30
Facebook: respondeu após 2h

Ministério das Cidades
Respondeu em cinco dias, mas após o fechamento da edição impressa

Ministério das Comunicações
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério das Relações Exteriores
Twitter: respondeu após 20 minutos
Facebook: respondeu após 32 minutos

Ministério de Minas e Energia
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério do Desenvolvimento Agrário
Twitter: respondeu após uma 1h20, mas pediu para reenviar a pergunta por e-mail
Facebook: respondeu após 4h

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Twitter: respondeu após 15 minutos
Não respondeu pelo Facebook

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Não respondeu em nenhuma das redes sociais

Ministério do Esporte
Twitter: respondeu após 1h25
Facebook: respondeu após 22 minutos

Ministério do Meio Ambiente
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão
Não respondeu pelo Twitter
Não tem Facebook

Ministério do Trabalho e Emprego
Twitter: respondeu após 20 minutos
Não tem Facebook

Ministério do Turismo
Twitter: respondeu após 2h
Facebook: respondeu após seis minutos

Ministério dos Transportes
Não tem perfil nas redes sociais. A pergunta foi enviada pelo e-mail de atendimento ao público e a resposta chegou após 16 horas. No entanto, pedia para reenviar a questão com mais dados pessoais.

AGÊNCIAS
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
Não respondeu em nenhuma das redes sociais

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)
Não respondeu pelo Twitter
Facebook: respondeu após 49 minutos

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)
A agência não tem redes sociais. A tentativa foi pela chat on-line e pelo e-mail, no entanto, os dois pediam um código de cliente ou número de referência da conta de luz. Algo que nem todo mundo carrega no bolso.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Não há redes sociais. Foi preciso preencher um cadastro e na, hora de enviar a pergunta, ocorreu uma falha do site

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Não há redes sociais. Foi preciso preencher um cadastro e na, hora de enviar a pergunta, ocorreu uma falha do site

Agência Nacional de Águas (ANA)
Respondeu a pergunta enviada por e-mail em 24h. Há perfil no Twitter, mas a reportagem não o consultou

Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Não respondeu pelo Twitter
Facebook: respondeu após 22h30

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Foi enviado um e-mail para a ouvidoria, que respondeu em 1 hora

Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT)
Não respondeu ao e-mail enviado

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)
Não há redes sociais e não foi possível enviar um contato pelo Fale conosco, pois acusava erro.

DF
Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)
Não tem redes sociais. A parte de contato em seu site lista dois telefones de atendimento: o do próprio Detran (154) e a Central de Atendimento do GDF (156)

Secretaria de Fazenda do DF
Não tem redes sociais. O site lista números para atendimento por telefone e possui serviços como emissão de segunda via de impostos para pessoa física e jurídica

Na Hora
Não tem redes sociais. O site lista telefones de atendimento para diversos órgãos e formulários de serviços de outros órgãos, como a Caesb.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF)
Não respondeu nas redes sociais

Polícia Militar
Twitter: respondeu após 17 horas
Facebook: não permite o envio de mensagem e a pergunta foi feita pelos comentários nas publicações. A dúvida foi respondida após 17 horas

Polícia Civil (PCDF)
Não tem redes sociais. O site oferece serviços como formulário de boletim de ocorrência eletrônico, mas só funciona no navegador Internet Explorer

Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans)
Twitter: respondeu após 19 horas
Não respondeu pelo Facebook

Companhia Energética de Brasília (CEB)
Não tem redes sociais. No site da empresa, há atendimento por chat on-line. Em nosso acesso, levamos menos de dois minutos para ter a dúvida solucionada por um funcionário

Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)
Não tem redes sociais. O site da empresa oferece serviços como agendamento de visita e emissão de segunda via da conta de água

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