Tecnologia

Filme da Branca de Neve segue como influência na indústria da animação

postado em 08/08/2012 07:58
Branca de Neve termina o conto nos braços do príncipe encantado
Uma linda e inocente garota; uma bruxa quase tão bonita, mas terrivelmente má; uma maçã envenenada; e sete anões que trabalham em uma mina e moram na floresta. Soa familiar? A história de Branca de Neve e os sete anões diverte adultos e crianças há várias gerações. E boa parte do sucesso se deve ao filme de Walt Disney, lançado 1937. Há 75 anos, chegava aos cinemas o primeiro longa-metragem de animação comercial da história. Sete décadas e meia depois, a tecnologia usada em obras do tipo mudou muito, mas técnicas e modelos lançados naquela época influenciam até hoje a indústria da animação.

Até o lançamento do filme, as animações eram tidas como um gênero cinematográfico inferior. As produções se limitavam a histórias curtas, simples, sem grande complexidade narrativa. Nove anos antes da estreia de Branca de Neve, Disney já havia causado furor com Steamboat Willie, primeira animação com som, estrelada pelo simpático camundongo Mickey. Ele decidiu, então, ignorar mais uma vez os conselhos dos executivos da indústria do cinema e criar um filme totalmente inovador. ;Na época, era uma ousadia produzir um longa-metragem de animação. Ninguém acreditava que daria certo;, conta o animador e professor do curso de animação da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Gabriel Cruz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação