Tecnologia

Dispositivo transforma imagens em sons e orienta deficientes visuais

postado em 10/08/2012 08:00
A música usada para que cegos ;enxerguem;. Não se trata de uma ideia romântica sobre o poder que as melodias têm de emocionar e apresentar um novo mundo às pessoas. Trata-se, na verdade, de um equipamento criado por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, capaz de converter imagens em sinais sonoros que, depois de interpretados pelo usuário, ajudam a pessoa com deficiência visual a perceber melhor o ambiente e localizar objetos, facilitando o desempenho em tarefas cotidianas.

O EyeMusic, como seus inventores o batizaram, é um dispositivo de substituição sensorial (SSD, na sigla em inglês). Ou seja, o que uma pessoa com a visão perfeita enxergaria é transformado em sons, fazendo com que o que devesse ser visto passasse a ser percebido pela audição. Para isso, os cientistas desenvolveram uma câmera digital que fica acoplada a um par de óculos e ligada a um conversor de imagens.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação