Tecnologia

Potencial da energia eólica pode abastecer o planeta pelos próximos 18 anos

Marcela Ulhoa
postado em 17/09/2012 08:49
A corrida mundial por energia limpa pode, literalmente, ficar de vento em popa. Basta investir mais na matriz eólica. De acordo com duas pesquisas publicadas recentemente pelas revistas americanas Nature Climate Change e Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), recurso natural é o que não falta: o mundo tem vento suficiente para abastecer a demanda total por energia até 2030.

;Pela primeira vez, nós mostramos que há energia que pode ser extraída de ventos da Terra para atender as demandas do mundo. Também mostramos que, mesmo produzindo energia eólica em grande escala, isso resultaria somente em pequenas mudanças climáticas;, afirma Kate Marvel, autora do artigo publicado na revista Nature. Segundo ela, o objetivo principal da pesquisa realizada no Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, na Califórnia, foi quantificar o máximo de energia passível de ser extraída de ventos globais e, dessa forma, determinar os efeitos climáticos decorrentes dessa exploração em larga escala.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação