Tecnologia

Cientistas criam óculos que burlam sistemas de reconhecimento facial

Embora o sistema ainda seja muito volumoso, criadores afirmam que é uma melhora em relação aos sistemas existentes

Agência France-Presse
postado em 25/01/2013 11:26
Tóquio - Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu óculos capazes de burlar os sistemas de reconhecimento facial e preservar a vida privada das pessoas que os utilizam, indicou nesta sexta-feira (25/1) o Instituto Nacional de Informática de Tóquio. Segundo o porta-voz do instituto, Isao Echizen, são necessárias medidas para evitar a violação da vida privada das fotografias tiradas sem consentimento.

Os óculos foram fabricados com plástico transparente e com linhas de luz que emitem raios infravermelhos

Os óculos, fabricados com plástico transparente, utilizam um sistema de luzes infravermelhas para interceptar a tecnologia de reconhecimento facial e servem para evitar que uma pessoa seja identificada por câmeras escondidas, explicaram seus inventores.



Embora o sistema ainda seja muito volumoso (uma estrutura de plástico com luzes brilhantes e uma mochila para transportar as baterias), seus criadores afirmam que é uma melhora em relação aos sistemas existentes.

No ano passado, a União Europeia obrigou o Facebook a abandonar seu sistema de reconhecimento facial pelas queixas dos usuários sobre a proteção de sua vida privada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação