Tecnologia

Pesquisa mostra supremacia do Android frente à Apple em smartphones

"O Android é claramente o líder indiscutível em volume do setor dos smartphones neste momento", disse o diretor executivo de Strategy Analytics, Neil Mawston

Agência France-Presse
postado em 28/01/2013 17:10
Nova York - O Android, o sistema operacional móvel do Google, domina o mercado mundial de smartphones, onde constitui um "duopólio" junto com o software da Apple, segundo um estudo publicado na segunda-feira (28/1) pela empresa Strategy Analytics.

Um recorde de 92,1% dos 217 milhões de smartphones vendidos no quarto trimestre funcionam com Android ou com o sistema operacional da Apple, o iOS, considerou a empresa.

"A indústria dos smartphones em todo o mundo se transformou de fato em um duopólio, já que a demanda dos consumidores se polarizou em torno dos modelos de consumo massivo do Android e dos designs premium da Apple", disse Scott Bicheno, analista da Strategy Analytics.

O Android registra o maior crescimento: o software, utilizado por vários fabricantes de telefones, dos quais a Samsung lidera o mercado, viu quase duplicar em um ano o número de aparelhos que o empregam, passando de 80,6 a 152,1 milhões de unidades vendidas, elevando sua parcela de mercado a 70,1%.

No mesmo período, o iPhone da Apple viu suas vendas passarem de 37 a 47,8 milhões de unidades, o que representa uma parcela de mercado de 22% no quarto trimestre.

No total de 2012, a parcela de mercado de Android foi de 68,4% e a da Apple, de 19,4%.

"O Android é claramente o líder indiscutível em volume do setor dos smartphones neste momento", disse o diretor executivo de Strategy Analytics, Neil Mawston.

"O desafio do Android para 2013 será defender sua liderança, não só frente à Apple, como também frente a uma onda emergente de competidores sedentos, que inclui a Microsoft, Blackberry, Firefox e Tizen".

[SAIBAMAIS]A Microsoft redesenhou seu sistema operacional Windows com a esperança de se lançar novamente no mercado de telefonia móvel.

Já o Research in Motion (RIM), o fabricante canadense do Blackberry, arrisca sua sobrevivência com uma nova gama de telefones e um novo sistema operacional que será lançado esta semana.



A Fundação Mozilla anunciou na semana passada dois smartphones projetados para permitir aos desenvolvedores testar seu novo sistema operacional móvel o Firefox OS.

Além disso, o Y Tizen, um projeto baseado no software de código aberto Linux, está sendo desenvolvido por vários grupos eletrônicos e operadoras de telecomunicações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação