Tecnologia

Fãs reúnem tesouros como rádios, computadores, videogames e televisores

Além de satisfazer a paixão, aficionados por tecnologia restauram equipamentos também

Shirley Pacelli
postado em 19/02/2013 09:02
Além de satisfazer a paixão, aficionados por tecnologia restauram equipamentos também Alexandre Neves e Emmerson Maurílio têm um acervo composto por cerca de 150 computadores do período de 1979 a 1992. ;Muitas máquinas a gente comprou, outras nos foram doadas, mas estamos sempre atentos para não perder uma boa oportunidade de adquirir coisas novas. Ou bem velhas;, brincam. Já o paulista Alceu Massini, colecionador de aparelhos de TV, conserva modelos anteriores à chegada da televisão no Brasil e sonha transformar sua coleção em museu. Desejo que move também o sul-matogrossense Cleidson Lima, louco por modelos antigos de videogame. Entre os itens raros de sua coleção está o primeiro videogame doméstico do mundo: o Magnavox Odyssey, lançado em 1972, nos Estados Unidos.



E o que dizer do Hallicrafters S-38B, de 1947, rádio todo feito de ferro que fez sucesso no pós-guerra e que, além de receptor AM, servia como transmissor? O modelo é um dos maiores orgulhos de Marcos Silva, que se diz um apaixonado pelo rádio desde pequeno, quando ouvia transmissões com a família na fazenda onde vivia no interior paulista. Para colecionadores e entusiastas, certos aparelhos são verdadeiros tesouros, bastante difíceis de encontrar. Consertá-los, restaurá-los, brincar com válvulas e componentes inventados nos tempos de nossos avós, tudo é motivo de divertimento e assunto com amigos e curiosos. Ocasionalmente, tais aparelhos são objeto de exposições.

Além de satisfazer a paixão, aficionados por tecnologia restauram equipamentos também

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação