Tecnologia

UFRGS adquire exemplar de máquina utilizada por nazistas na Segunda Guerra

A decifração do segredo coube ao inglês Alan Turing, tema de exposição na universidade gaúcha

Marcela Ulhoa
postado em 15/03/2013 09:21
Um aparato tecnológico utilizado durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável por mudar o rumo do conflito e, ao mesmo tempo, pelo surgimento dos modernos computadores. Conhecida como Enigma, a máquina de criptografia foi o ponto central da comunicação logística entre os integrantes do exército nazista. Era por meio dela que os generais de Hitler trocavam informações codificadas e fortaleciam a aliança entre os países do Eixo (Japão, Itália e Alemanha) contra os Aliados (Grã-Bretanha, França, China, União Soviética, Estados Unidos e Brasil).

[SAIBAMAIS]Desvendar a comunicação do Eixo era crucial. A tarefa coube ao cientista de computação britânico Alan Turing, que criou o equipamento Bombe. Considerada a vovó dos computadores, a máquina abriu as portas para o universo binário, e sua agilidade no processamento de dados possibilitou aos britânicos revelar as mensagens dos alemães, colocando um ponto-final no conflito mais rapidamente.



Para comemorar o centenário de nascimento de Alan Turing, considerado um dos pais da computação, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) organizou uma exposição em que a máquina Enigma aparece como uma das principais atrações. É a primeira vez que uma instituição de ensino superior do mundo adquire um modelo da máquina de criptografia.

A decifração do segredo coube ao inglês Alan Turing, tema de exposição na universidade gaúcha

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação