Tecnologia

Com menos funções, os feature phones são as vedetes nos países emergentes

Apesar dos smartphones ficarem com 36% desse mercado, os feature phones lideram com 44% do segmento. No entanto, esse comportamento já dá sinais de que passa por uma transição

Thiago Neres, Enviado Especial
postado em 21/05/2013 09:56

Stephen Elop, CEO da Nokia, acredita que os feature phones promovem a inclusão digital

Nova Délhi ; Uma das pesquisas mais recentes do instituto de pesquisas Nielsen mostra quais são os hábitos de consumo dos telefones móveis no mundo. O estudo foi realizado com usuários de 10 países, incluindo o Brasil, e mostra que o celular ainda é uma novidade por aqui. Apesar dos smartphones ficarem com 36% desse mercado, os feature phones lideram com 44% do segmento. Mas esse comportamento já dá sinais de que passa por uma transição. Segundo o IDC, o primeiro semestre deste ano fechou com 216 milhões de smartphones vendidos no planeta, o que representa 51,6% do total de celulares do período. Pela primeira vez, a categoria superou os feature phones. Para os analistas, uma das principais razões é a aposta de muitas companhias em smartphones de baixo custo, a exemplo do Motorola Me, do Samsung Galaxy Y e do Sony Xperia E.


O Asha 501: design e funções básicas


[SAIBAMAIS]Na semana passada, foi a vez da Nokia fazer mais um lançamento que acompanha essa tendência. Desde outubro de 2011, a empresa vem apostando na linha Asha, com uma série de 15 aparelhos que fazem contrapeso aos poderosos Lumia, topo de linha da marca. A novidade, apresentada no Taj Palace Hotel, em Nova Délhi, na Índia, foi o Asha 501, que deve chegar às prateleiras em junho por cerca de R$ 200. No Brasil, a previsão é que o gadget estará à venda a partir do terceiro trimestre.

Apesar dos smartphones ficarem com 36% desse mercado, os feature phones lideram com 44% do segmento. No entanto, esse comportamento já dá sinais de que passa por uma transição

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