Tecnologia

Novas tecnologias ajudam a avaliar melhor dados sobre o clima

Informações captadas por satélites e por estações meteorológicas podem ajudar a aprimorar a colheita

Paulo Lima
postado em 02/08/2013 10:02
Cientista testa as funcionalidades do projeto AgroDataMine, considerado de excelência na área da pesquisa

A melhora na produção das lavouras por meio da tecnologia não se restringe apenas ao uso de equipamentos agrários de última geração. Como o bom clima influi no sucesso da colheita, é exatamente do céu que se podem ter informações importantes para o cultivo. Com o objetivo de ajudar os agrometeorologistas a preverem os eventos climáticos, de forma precisa, pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP), em São Carlos (SP), e da Embrapa Informática Agropecuária (em Campinas) desenvolveram um projeto chamado AgroDataMine. A ferramenta consiste em métodos computacionais que decifram conjuntos de dados complexos.

De acordo com os cientistas, as tecnologias inovadoras ajudam na análise sobre o clima. Para tanto, os estudiosos recorreram à mineração de dados ; um aglomerado de métodos e técnicas, cujo objetivo é explorar as informações em busca de regularidades. Outra metodologia empregada foi a teoria de fractais, uma área da matemática que mede e classifica situações complexas não baseadas na geometria tradicional. No projeto, ela ajuda a mapear a distribuição de grandes volumes de dados.

A matéria completa está disponível para assinantes Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação