Tecnologia

Novas tecnologias dão poderes semelhantes aos de super-herois aos humanos

Muitos estudiosos se inspiram em quadrinhos ao escolherem o assunto das pesquisas

postado em 06/08/2013 04:00
Muitos estudiosos se inspiram em quadrinhos ao escolherem o assunto das pesquisas

Os super-heróis povoam o imaginário de jovens e adultos há muito tempo. Mas nunca estiveram tão em evidência como agora: quadrinhos, animações e, principalmente, filmes mostram as diversas aventuras e poderes desses personagens. Megaforça, hipervelocidade, voar, escalar paredes e até mesmo ficar invisível estão entre as habilidades que parecem estar longe dos seres humanos. Mas não é exatamente assim. Esses ícones da cultura servem de inspiração em pesquisas e invenções, e os dons deles acabam se transformando em tecnologia. Alguns dispositivos, muitos conhecem, como os comunicadores, utilizado pelo Batman, por exemplo, que lembram os smartphones.

Outros aparatos se encontram em fase de teste, entre eles os tecidos superaderentes ; para segurar objetos pesados ou mesmo subir em prédios ; e os exoesqueletos utilizados por militares. Mas, logo, poderão ser usados por pessoas comuns em várias atividades. Sem contar as possibilidades para o futuro: teletransporte, levitação e comunicação por pensamento são os próximos objetivos dos pesquisadores ; alguns consideram que é apenas uma questão de tempo para que virem realidade.

A relação entre os super-heróis

O que Lex Luthor, Tony Stark, Senhor Fantástico e Dr. Octopus tem em comum? Todos são cientistas extremamente inteligentes. E a lista poderia ser bem maior, com Hulk, Peter Parker, Professor Xavier, entre outros. A ciência e o mundo dos heróis sempre estiveram conectados seja com os personagens interpretando estudiosos, seja pela vontade de aplicar os mesmos poderes no cotidiano.

O espanhol Juan Scaliter explica um pouco dessa relação no livro A ciência dos superpoderes, em que lista uma série de poderes e como eles poderiam acontecer na vida real. No processo de pesquisa para a obra, o escritor descobriu que muitos estudiosos se inspiram em quadrinhos ao escolherem o assunto das pesquisas. ;Isso ocorre porque super-heróis foram criados não somente para contar aventuras ou falar sobre habilidades extraterrenas, mas para tentar explicar as inovações que ocorrem em seus tempos;, conta Scaliter.



[VIDEO1]

E a relação de influência entre os dois mundos é mútua. Às vezes, os quadrinhos utilizam de temas científicos nas tramas ; como os conceitos de genética presentes em X-Men ou a radioatividade que transformou Dr. Banner em Hulk. Em outros momentos, os cientistas se baseiam em habilidades fantásticas para realizarem invenções, entre eles, a criação de hologramas, usados em shows, muito semelhantes às figuras formadas pelo anel do Lanterna Verde, por exemplo.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação