Tecnologia

Yahoo! compra IQ Engines, start-up de reconhecimento de imagens

A IQ Engines se destaca por seu software que analisa, classifica e categoriza as imagens, usando técnicas como o reconhecimento facial

Agência France-Presse
postado em 26/08/2013 20:04
O site Yahoo! confirmou esta segunda-feira (26/8) a compra da IQ Engines, uma start-up de reconhecimento de imagens, para adicionar esta tecnologia ao seu serviço de fotos Flickr.

"A IQ Engines se unirá à equipe do Flickr no Yahoo", informou a empresa emergente em uma mensagem publicada em seu site na internet.

"Como fãs de toda a vida do Flickr e entusiastas da fotografia, esperamos trabalhar para a melhoria da organização de fotos e buscas", acrescentou.

A IQ Engines se destaca por seu software que analisa, classifica e categoriza as imagens, usando técnicas como o reconhecimento facial.

Em maio passado, o Yahoo divulgou uma modernização de sua plataforma de fotos Flickr. "Queremos que Flickr seja grande outra vez", disse na ocasião a diretora do Yahoo, Marissa Mayer.



Com sede em Sunnyvale, Califórnia, o Yahoo! comprou 21 empresas desde que Mayer assumiu o comando da empresa, em julho do ano passado, e se comprometeu a reativar a empresa, pioneira da internet, mas que perdeu terreno para a gigante Google.

A maior parte das aquisições foram de start-ups, embora também tenham desembolsado 1,1 bilhão para comprar o site de blogs Tumblr, com o qual o Yahoo! espera atrair um público de internautas mais jovem.

O plano de Mayer para ressuscitar o Yahoo! prioriza os dispositivos móveis, o vídeo e o conteúdo digital personalizado, e aposta em aumentar a popularidade da companhia fora dos Estados Unidos.

Segundo um estudo da empresa de pesquisas comScore, divulgada na semana passada, o Yahoo! superou sua rival, Google, em termos de visitantes em seus sites na web pela primeira vez desde 2011. As cifras não incluem o recentemente adquirido Tumblr.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação