Tecnologia

Triciclo se transforma em cubo que pode ser arrastado como uma bagagem

A ideia do projeto é facilitar o trânsito em grandes cidades e estimular o maior uso do transporte público

Roberta Machado
postado em 04/09/2013 06:50
Um veículo com assinatura brasileira ganhou destaque entre projetos de todo o mundo em uma importante competição mundial. Em parceria com quatro universidades de outros países, alunos da Escola Politécnica da Univerisdade de São Paulo (Poli/USP) trabalham em um triciclo de motor elétrico que pode ser dobrado e carregado. Em questão de segundos, o usuário guarda as três rodas do veículo e puxa a alça do que mais lembra uma mala do que um meio de transporte. A invenção, batizada de Cubo, é compacta o suficiente para ser levado em um ônibus ou metrô e pode ser abastecido diretamente na tomada.



O visual pode parecer estranho para quem não conhece a novidade: a posição das rodas parece invertida: o suporte para os pés é um tipo de pedal imóvel, e o assento em nada lembra o de uma bicicleta. Mas guiar o Cubo, garantem os criadores, é estável e confortável o suficiente para curtos trajetos. ;A escola de design que trabalha conosco fez testes ergonômicos para ver como a pessoa andaria. A posição é sentada e não montada, como em uma moto. É mais ou menos como em uma scooter;, compara o professor Marcelo Alves, do Departamento de Engenharia Mecânica e integrante do Centro de Engenharia Automotiva, que orienta os alunos no desenvolvimento do projeto.

O quadrado equipado com banco, rodas e guidão na verdade não foi criado para substituir os automóveis comuns. O design é feito para dar uma nova opção às pessoas que tiram o carro da garagem porque o trajeto entre a casa e a estação de metrô é muito longo. Com apenas 62cm de altura quando dobrado, o veículo portátil pesa 17kg e pode ser facilmente arrastado em suas rodinhas por uma alça embutida.

A matéria completa está , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação