Tecnologia

Estudo cria método para medir concentração de ozônio em ambientes fechados

Tóxico, o gás pode provocar problemas respiratórios, além de danificar materiais como borracha e corantes

postado em 25/09/2013 08:12
Névoa seca sobre Kuala Lumpur: ozônio só é aparente em espaços abertosImportante elemento da atmosfera, responsável por filtrar raios solares nocivos ao homem, o ozônio pode se transformar em vilão quando se concentra perto da superfície e é inalado, em excesso, pelas pessoas. Tóxico, ele pode provocar problemas respiratórios, além de danificar materiais como borracha e corantes. Já existem muitos equipamentos sofisticados que medem a concentração do gás em áreas abertas da cidade, mas há uma carência no mercado de aparelhos simples que possam fazer esse monitoramento em lugares fechados.



Foi pensando em preencher essa lacuna que cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) criaram um método para monitorar a quantidade do ozônio em ambientes internos. ;O problema do ozônio na baixa atmosfera é que ele tem sido muito utilizado em produtos domésticos e também para desodorar o ambiente, misturado em águas de piscina e aquários, por exemplo. Notamos que os produtos existentes são poucos e queríamos suprir essa carência no setor;, diz Arnaldo Alves Cardoso, professor do Instituto de Química da universidade e coautor do projeto.

A matéria completa está disponível para assinantes, neste link. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação