Tecnologia

Cuidados com segurança e privacidade digital precisam ser constantes

Especialistas concordam que o sistema desenvolvido pelo Serpro deve tornar as comunicações do governo federal mais protegidas contra espionagem, mas lembram que nenhuma estratégia está livre de ataques e possíveis invasões

Roberta Machado
postado em 18/10/2013 06:03
O acesso não autorizado aos e-mails de empresas e da administração pública do país por agentes dos Estados Unidos e do Canadá expôs a falta de segurança nas comunicações brasileiras. Agora, o governo federal quer construir um muro de proteção capaz de manter de fora qualquer intruso interessado nas mensagens trocadas por todos os seus servidores. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) espera resolver o problema com um software colaborativo chamado Expresso, que já está em sua terceira versão. O sistema é usado por um terço dos funcionários da Presidência e deve ser adotado por 1,8 milhão de pessoas até o fim do ano que vem.

Leia mais notícias em Tecnologia

O programa ; que abrange sistemas de e-mail, calendário, catálogo de endereços, tarefas, mensagens instantâneas e webconferências ; foi desenvolvido há três anos em uma parceria entre o Serpro e outros órgãos, como a Caixa Econômica Federal e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que utilizam o modelo como meio de comunicação padrão. A adoção de um produto de origem conhecida, em vez de um software produzido no exterior, protege os computadores brasileiros das chamadas backdoors, portas dos fundos usadas para acessar dados pessoais.

A aposta brasileira é em um código do software aberto, o que significa que qualquer um pode acessar o projeto e entender como ele funciona. Isso não significa que a quebra da segurança se torna mais fácil, mas que, com mais pessoas entendendo como o sistema funciona, há mais chances de alguém detectar possíveis falhas e avisar sobre elas. Para Marcos Melo, coordenador de ações governamentais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e do projeto Expresso, a transparência é a melhor forma de assegurar a eficiência. ;Qualquer cidadão pode auditar aquele código. A segurança não pode ser considerada pela obscuridade. O programa é seguro porque você conhece e sabe que não tem problema;, explica. Dessa forma, as fraquezas do programa seriam encontradas com mais facilidade e corrigidas com a mesma rapidez.

A matéria completa está disponível aqui para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação