Tecnologia

Governo admite que a interação entre órgãos e cidadão deve ser aprimorada

Para especialistas, utilizar corretamente as ferramentas dessas plataformas potencializa a relação com o público

postado em 26/11/2013 11:05

O número de brasileiros com acesso à internet subiu 6,8% em 2012, em comparação com 2011, e chegou a 83 milhões de pessoas, segundo dados divulgados neste ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Outro estudo, esse feito pelo Nielsen, aponta que 75% da população acredita que a principal função do smartphone é o acesso às redes sociais. Há um aumento constante no uso dessas plataformas e, mesmo assim, praticamente não houve mudanças na forma com que o governo lida com elas.



[SAIBAMAIS]As páginas de relacionamento oferecem diversas ferramentas, mas a maior parte delas não é utilizada pelos perfis dos órgãos públicos. No caso do Facebook, por exemplo, na maioria, o usuário pode enviar as dúvidas por mensagem privada (que é uma função básica). Em outros, só é possível curtir, comentar e compartilhar as publicações. O porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, que administra contas como a de Dilma Rousseff e do Blog do Planalto, diz que a função principal das páginas do governo é informar. ;O serviço público deve ser transparente e prestar contas ao cidadão, e as redes sociais também têm esse papel;, opina.

Carlos Moreira Jr., do Twitter, prega que é necessário saber utilizar todos os recursos da plataforma para melhor interagir com os usuários

Conhecimento

A maior parte dos órgãos públicos têm páginas nas redes sociais, mas isso não significa que a comunicação existe. ;Abrir canais é fácil, mas é preciso ter uma equipe capacitada para interagir com a população;, alerta o consultor e estrategista de comunicação digital Marcelo Vitorino, sócio-fundador do Presença Online. Para o gerente de Mídia e Desenvolvedor de Marketing do Twitter Carlos Moreira Jr., não é apenas o governo, mas muitas companhias privadas, personalidades e usuários comuns ainda não sabem usar todos os recursos que a plataforma proporciona. ;A hashtag, por exemplo, permite se inserir em uma conversa existente e, ainda, criar um diálogo que outros poderão encontrar com facilidade depois;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

O Ministério do Esportes respondeu em 4 horas pelo Facebook

A pergunta para o Ministério da Justiça foi sobre classificação indicativa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação