Tecnologia

Softwares de geolocalização se tornaram populares na escolha de serviços

Há opções para quem quer conhecer restaurantes ou planejar a viagem

postado em 28/01/2014 10:06
Início de ano é a época ideal para renovar antigos hábitos e começar coisas novas. Conhecer lugares diferentes, por exemplo, é uma boa pedida. E a tecnologia pode ajudar nessa missão. Com ela é possível encontrar um restaurante ótimo para um jantar especial. Ou achar uma academia para cumprir as promessas de fim de ano. E até mesmo apontar, de acordo com gostos pessoais, o destino das próximas férias.

Rodrigo Mota prefere o Kekanto: ele é mais focado nas resenhas
Os aplicativos usados para esse fim costumam utilizar a geolocalização para criar uma ampla rede de informações, com endereço, telefone, mapa e avaliações de outros usuários. Assim, formam um catálogo poderoso e construído em comunidade. O mais conhecido é o foursquare, criado em 2007, nos Estados Unidos, e que conta com mais de 45 milhões de usuários em diversos países, inclusive no Brasil. Mas existem muitas opções além dele.



Rodrigo Mota, 32 anos, técnico em rede, prefere o aplicativo brasileiro Kekanto, que baixou há seis meses ao consultar o catálogo de apps disponíveis para o smartphone. ;Ele é mais focado nas resenhas do que no sistema de check-in e badges. Os comentários são bem elaborados e melhores que os do foursquare;, conta. Graças à ferramenta, Rodrigo conheceu novos restaurantes, alguns dos quais se tornou cliente fiel. E a constante colaboração com o programa o levou ao status de supereditor, que lhe confere o poder de editar informações e de corrigir posicionamentos postados por outros usuários.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação