Tecnologia

Algoritmo brasileiro é capaz de interpretar percepção de internautas

Pesquisadores brasileiros criam algoritmo capaz de interpretar, instantaneamente, a percepção de um grupo de internautas sobre temas variados. O sistema pode ser útil, por exemplo, para medir a reação das pessoas na web durante campanhas eleitorais

Celina Aquino
postado em 07/03/2014 06:00
Equipe responsável pelo desenvolvimento: análise de até 10 mil tuítes por segundo
Belo Horizonte ; A cada segundo, milhões de pessoas em todo o mundo expressam o que pensam nas redes sociais. Como a internet virou um espaço democrático para divulgar opiniões sobre os mais variados temas, por que não aproveitar as informações para descobrir qual é a percepção de um conjunto de usuários da rede sobre fatos, produtos, marcas, pessoas ou empresas? Com o apoio de cinco alunos de iniciação científica, o professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) Leonardo Chaves Dutra da Rocha desenvolveu uma ferramenta capaz de interpretar automaticamente textos postados na web, em tempo real. A invenção pode ser útil neste ano eleitoral, para avaliar, por exemplo, o desempenho dos candidatos nos debates televisivos.

Considerando o dinamismo da internet, o volume de dados e o tamanho dos textos (geralmente curtos), o pesquisador resolveu criar há dois anos um novo algoritmo (conjunto de instruções repassadas ao computador). ;Quando se fala em web, tudo muda. Os outros algoritmos não dão conta da quantidade de dados e da mudança rápida de sentimento. A rede é muito dinâmica;, justifica Rocha. Batizada de Análise de Sentimento por Inspeção Coletiva (em inglês, Sentiment Analysis by Collective Inspection, ou Saci, sigla em homenagem ao escritor Monteiro Lobato), a ferramenta está disponível, por enquanto, para análises no Twitter. No mês que vem, devem entrar no ar as versões para Facebook, Google%2b e Instagram.



Sem precisar ler qualquer comentário, Rocha consegue avaliar qual é a percepção geral dos internautas em relação a determinado assunto. Definido o alvo da análise, o pesquisador cria um ranking com as palavras que mais aparecem e o repassa para o computador, que faz a coleta automática dos posts nas redes sociais. Em seguida, classificam-se os termos como positivos, negativos ou neutros, de acordo com o contexto. ;Divertido é um comentário positivo para uma série de televisão, mas, no cenário de eleições, pode ter conotação negativa;, lembra o pesquisador. Os sinônimos seguem a mesma lógica, e os antônimos se encaixam na lista do sentimento inverso. Gráficos gerados automaticamente permitem avaliação rápida e eficiente.

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