Tecnologia

Ações cotidianas revelam como o dia a dia está cercado tecnologia

Criar evento nas redes sociais, conversar via aplicativos e postar selfie são alguns exemplos

postado em 11/03/2014 09:18
Pare para pensar nas suas atividades rotineiras. Acordar, ir trabalhar, fazer exercícios, festejar. Agora imagine como você fazia essas mesmas coisas há cinco anos. Provavelmente muita coisa mudou, não é? E várias dessas mudanças nos hábitos cotidianos aconteceram graças a inovações tecnológicas.

Estudar, por exemplo, já não é feito da mesma forma pela estudante de audiovisual Julia Rangel. Há um ano e meio, a jovem de 23 anos adquiriu um e-reader e boa parte dos livros exigidos passaram a ocupar menos espaço na mochila. ;Gosto dos livros de papel, mas o leitor digital permite visualizar arquivos de vários formatos e compartilhar textos facilmente. Além disso, alguns livros que ainda não chegaram aqui podem ser encontrados em versão digital;, explica a estudante, que atualmente acredita que metade de seu tempo de leitura seja gasto com o novo dispositivo.

Criar evento nas redes sociais, conversar via aplicativos e postar selfie são alguns exemplos
Fotografar

Não é a toa que a expressão selfie foi considerada a palavra do ano de 2013, segundo o dicionário Oxford. A moda de tirar foto de si chegou até mesmo ao glamuroso evento do Oscar. A imagem capturada pela apresentadora Ellen Degeneres na noite do evento foi postada imediatemente nas redes sociais e se tornou nada menos que a mensagem mais compartilhada da história do Twitter.

O fato mostra que o hábito de tirar fotografias para montar um álbum de família ou mostrar para alguns amigos perde força. A onda é capturar cada pequeno ato da vida e colocá-lo em evidência para o maior número possível de pessoas. Mas isso só é possível devido a evoluções tecnológicas como celulares com câmeras cada vez melhores, redes sociais voltadas para fotos, como o Instagram, e acesso a internet em um número maior de locais.

Criar evento nas redes sociais, conversar via aplicativos e postar selfie são alguns exemplos
Manter a forma


Basta entrar em uma academia para notar que fazer exercícios já não é mais a mesma coisa de tempos atrás. Vários usuários alternam entre os aparelhos de musculação e a tela do smartphone. Afinal, existem inúmeros aplicativos que podem ajudar na hora de manter a forma (Mas vale lembrar que a orientação de profissionais na hora de montar dietas e séries de atividades é indispensável). E não é só nas academias que os dispositivos eletrônicos auxiliam aspirantes a atletas. Apps como o Runtastic e o Nike %2b Running ajudam quem gosta de uma corrida ao ar livre.

Mesmo quem prefere o conforto de casa tem opções para não ficar parado. Lançado em 2006, o Nintendo Wii revolucionou o mercado de games ao exigir dos usuários movimentação frequente. Logo foram lançados jogos como o Wii Fit, feitos especialmente para atividades físicas. Atualmente, a maioria dos consoles contam com leitores de movimentos e jogos desse tipo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação