Tecnologia

Tecnologia QR Code está nos cemitérios de vários países

Tecnologia criada em 1994 tem utilizações inusitadas

Estado de Minas
postado em 20/03/2014 17:20
No lugar das tradicionais homenagens, como deixar flores no túmulo de um parente querido, famílias de Curitiba decidiram no ano passado eternizar a memória de seus mortos via internet. Contando com a participação de uma equipe de jornalistas e com suporte de um psicólogo, criaram blogs para seus familiares mostrando uma curta biografia deles, com fotos, música e até vídeos. O projeto foi idealizado pelo Crematório Vaticano, o primeiro do Brasil a utilizar a tecnologia QR Code para contar a história de seus mortos. Ao focar o código de uma das urnas com cinzas ; que ficam na chamada Sala de memórias do crematório ; com a câmera do dispositivo móvel, o visitante é dirigido a uma página do blog com informações sobre a pessoa, repassadas por sua família.

Tecnologia criada em 1994 tem utilizações inusitadas

Tecnologia criada em 1994 tem utilizações inusitadasDe acordo com a agência Like Marketing Digital, responsável pela administração e produção de conteúdo do blog, a ideia já faz sucesso em outros países, especialmente no Japão, mas é nova no Brasil. O uso de QR Code em túmulos começou, segundo ela, em cemitérios na Europa e está se popularizando rapidamente nos Estados Unidos. O serviço foi lançado em novembro do ano passado coincidindo com o Dia de Finados. Qualquer pessoa pode ter acesso às páginas, bastando usar um smartphone ou tablet com leitor de QR Code. As páginas ficam hospedadas no blog e podem ser sempre atualizadas.

Como e onde obter programas

Inventado em 1994 por uma subsidiária da Toyota no Japão, o QR Code já se tornou um dos mais populares tipos de código de barras bidimensionais, tendo sido projetado para permitir a decodificação de conteúdos em alta velocidade. Uma das principais vantagens da tecnologia (pelo menos para alguns) é que ela dispensa a obrigação de digitar endereços da internet, tarefa no mínimo chata na hora de usar o celular. Então, com aplicativo de leitura disponível no aparelho, é só iniciá-lo, apontar a câmera do celular para um QR Code e o conteúdo é exibido no navegador web.



Com o crescimento do mercado de smartphones no Brasil, a tendência é a tecnologia se tornar a cada dia mais popular por aqui. Há vários sites pelos quais é possível gerar um QR Code a partir da inserção de um endereço web, texto, número de telefone, imagens etc. Um bom exemplo de site gratuito que cria para você esse tipo de código é o Kaywa. É só acessar o endereço, escolher o que deseja codificar, qual o tamanho de QR Code que deseja e clicar em ;Generate;. A página é encontrada em , mas uma pesquisa na internet oferece ao usuário outras opções.

Leitores

Para acessar conteúdos inseridos em QR Code gerado, é preciso ter um leitor de códigos QR em seu dispositivo móvel. Muitos dos novos celulares brasileiros já vêm com aplicativos instalados de fábrica. Para os que não têm, é necessário procurar um programa compatível. Geralmente, para instalar tais programas é só digitar o número do celular no site do aplicativo que, logo em seguida, uma mensagem com um link é enviado ao usuário para instalação do programa. O i-nigma reader, encontrado em , é um dos mais populares leitores de QR Codes do mundo. Já o Kaywa Reader () é o aplicativo compatível com maior variedade de smartphones do mercado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação