Tecnologia

1º de abril é dia de notícias duvidosas, casos fantásticos e até armadilhas

A rede está cheia de falsas promessas. Confira as dicas do Correio para não cair nelas

postado em 01/04/2014 08:36
"Mentira tem perna curta", costumam dizer as mães para os filhos que escondem a verdade. Pois, se o ditado fosse usado para a rede mundial de computadores, seriam milhões de pernas curtas e rápidas - muito rápidas. A possibilidade de publicar e repassar conteúdo é basicamente ilimitada no ambiente cibernético. Assim, um fato pode ser analisado por diversos pontos de vistas independentes, amparando quem busca informação.

Essa pluralidade de fontes, porém, tem o lado negativo. Histórias sem fundamentos e fatos errôneos são facilmente publicados e disseminados em sites, blogs e redes sociais. E, como se sabe, a mentira contada - e lida - milhares de vezes acaba se tornando verdade. Assim, em um piscar de olhos, boatos viram fatos na internet.

O último caso de repercussão nas redes sociais foi a notícia de que o governo espanhol teria divulgado uma lista com centenas de sobrenomes de origem judaica e quem tivesse tais nomes poderia adquirir a cidadania espanhola. A lista chegou até mesmo a ser publicada em sites de notícia renomados.



Mas a história não é bem assim. De fato, o governo da Espanha tem discutido sobre a adoção de políticas de nacionalidade que englobariam judeus que saíram da região nos últimos séculos. Mas nenhuma lista oficial foi publicada e, mesmo que tivesse sido elaborada, haveria critérios mais rigorosos para se conseguir o título de cidadão espanhol.

E esse é apenas um conto da rede. Gatos gigantes, supostos paradeiros do terrorista Osama bin Laden, morte de famosos, entre outros ganharam destaque na rede. Muitos dos episódios são apenas piadas e, logo, acabam desmascarados e viram motivo de riso. Entretanto, existem mentiras bastante prejudiciais, como os e-mails carregados de vírus ou sites capazes de roubar informações pessoais de usuários. Para evitar que você caia nos contos do vigário da internet, o Correio traz casos famosos da rede, além de dicas para desmascarar farsas cibernéticas e para se proteger de possíveis aproveitadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação