Tecnologia

Smartphone do Google é capaz de mapear o ambiente por meio de sensores

O dispositivo consegue vistoriar uma área e criar na própria tela do celular um mapa tridimensional da localização

postado em 22/04/2014 10:09
Atualmente, o desenvolvimento do Spheres já conta com testes realizados em gravidade zero
Em fevereiro, a Google anunciou o desenvolvimento de um smartphone capaz de mapear o ambiente por meio de sensores. Chamado de Project Tango, o aparelho conta com uma câmera de quatro megapixels, dois processadores Computer Vision, um sensor de profundidade e outra câmera sensível a movimentos. Com todos esses componentes, o dispositivo é capaz de vistoriar uma área e criar na própria tela do celular um mapa tridimensional da localização. A ideia pareceu bastante inovadora, mas seus possíveis usos não ficaram tão claros em um primeiro momento. Afinal, no que a percepção do ambiente poderia ajudar?

Diversas ideias já foram comentadas pelo cyberespaço. Construção de mapas 3D, programas para deficientes visuais, aplicativos que permitam visualização e compras em lojas físicas a distância, entre outros.

Mas o uso mais concreto até agora é o realizado pela parceria entre a Agência Espacial Norte-Americana, a Nasa, e a própria Google. A instituição científica e a gigante da internet anunciaram o desenvolvimento do Projeto Spheres. A notícia foi dada por meio de um post do perfil da Google ATAP, divisão de projetos e novas tecnologias da empresa, na rede social Google%2b. Segundo a publicação, as duas entidades trabalham juntas desde 2013 com o objetivo de unir o Project Tango a uma plataforma robótica capaz de mapear a estação espacial internacional.



Com o mapeamento em tempo real, diversas ações na estação seriam possíveis. A tecnologia poderia, por exemplo, dotar robôs assistentes de percepção espacial, ajudando os astronautas em variadas situações. Aliás, com o mapeamento 3D, muitas das atividades na estação poderiam ser feitas até mesmo de forma autônoma, diminuindo ainda mais o risco de acidentes com seres humanos.

Atualmente, o desenvolvimento do Spheres já conta com testes realizados em gravidade zero. Um vídeo anexado à postagem do Google ATAP mostra como foi a experiência dos engenheiros responsáveis pelo projeto em um voo teste. Vale a pena conferir.

Assim, enquanto os desenvolvedores aqui na Terra dão os primeiros passos com a nova ferramenta, a inovação da Google ganha asas no espaço sideral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação