Tecnologia

Pesquisadores conseguem para produzir objetos de lã em impressora 3D

Com a técnica também foi possível criar um novo tipo de alto-falante

postado em 28/05/2014 09:14
Tecnologias misturadas: para trabalharem com a lã, pesquisadores uniram uma impressora tridimensional a um tear
A tecnologia de impressão em três dimensões avança de maneira vertiginosa. A cada dia, novos objetos são impressos - de utensílios domésticos a próteses médicas -, e pesquisas buscam desenvolver equipamentos capazes de trabalhar com diferentes tipos de materiais. Dois trabalhos recentes feitos pela equipe da Disney Research trazem novidades nessa segunda linha de estudos. No primeiro deles, realizado em parceria com a Universidade Carnegie Mellon (EUA), os pesquisadores desenvolveram uma impressora que trabalha com lã. Já uma outra equipe produziu um novo tipo de alto-falante.

A impressora de lã é resultado dos esforços de Scott Hudson e sua equipe. O grupo conseguiu, na verdade, unir dois equipamentos já existentes em um só: o tear e a impressora 3D. ;Atualmente as máquinas desse tipo trabalham apenas com materiais rígidos, como plástico e metal. Mas nem tudo que gostaríamos de produzir são objetos duros. Alguns ficariam melhores se fossem macios;, explica Hudson. Para demonstrar o protótipo, o grupo conseguiu imprimir um ursinho de lã. Pelo resultado, fica claro que o projeto está em um estágio inicial, mas o grupo trabalha para melhorá-lo e torná-lo capaz de imprimir também com outros tecidos.



Para Jorge Lopes, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o trabalho não traz uma inovação tecnológica propriamente dita, mas chama a atenção pela junção da impressora 3D com o tear. ;Para produzir o ursinho, eles usaram o mesmo processo utilizado por qualquer impressora 3D, que consiste na interposição de camadas do material em questão;, explica o brasileiro, que não participou da pesquisa. ;Mas era necessário usar algum método que juntasse as camadas em um objeto só. No caso do plástico derretido, ele assume a forma do objeto que se está criando, mas, para trabalhar com lã, é preciso algum tipo de costura;, aponta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação