Tecnologia

Estilo de vida inteligente inspira maior feira tecnológica da Ásia

Também serão apresentados neste espaço impressoras tridimensionais e sistemas inteligentes para automóveis, destinados a aumentar a segurança.

Agência France-Presse
postado em 02/06/2014 16:22
Taipé - A maior feira tecnológica da Ásia, que será inaugurada esta terça-feira (3/6) em Taipé, será um campo de batalha para as inovações inteligentes, dos sistemas que alertam motoristas em caso de direção perigosa a uma escova de dentes que filma o interior da boca do usuário. Mais de 1.500 expositores, entre os quais estão as principais marcas do setor, participarão da Computex, que espera receber 130.000 visitantes durante cinco dias.

A feira inaugura, nesta edição, um novo espaço denominado SmarTech, onde serão exibidos aparelhos eletrônicos conhecidos como "wearable" ou "prêt-à-porter" (para vestir), cuja tecnologia está incorporada a acessórios como óculos, relógios ou vestuário. Especialistas preveem um futuro positivo para estes dispositivos, que poderão ser o próximo motor de crescimento da eletrônica para o grande público, depois dos smartphones e dos tablets.

Também serão apresentados neste espaço impressoras tridimensionais e sistemas inteligentes para automóveis, destinados a aumentar a segurança. Os organizadores explicam que esta nova etapa destaca o papel crescente da alta tecnologia na vida cotidiana. "Buscamos interessar todo mundo, do cidadão comum aos governos", disse Li Chang, vice-secretário geral da Associação Informática de Taipé, co-organizadora do evento.

Relógios, anéis, pulseiras que se conectam à "nuvem informática" e permitem coletar e analisar todo tipo de dados são uma das grandes tendências do momento, lembrou. As tecnologias ;wearable; inteligentes "não são novas, mas quando se apoiam na informática em nuvem, compilam durante todo o dia, dia a dia, dados que são analisados e podem prever o estado de saúde" da pessoa que usa o dispositivo, destacou Li Chang.

- Adaptar-se às mudanças -

A empresa taiwanesa Acer, fabricante de computadores, anunciou nesta sexta-feira o lançamento de seu primeiro produto "wearable" inteligente. A pulseira Liquid Leap, vendida com o smartphone Liquid Jade, tem tela sensível ao toque de uma polegada (1,54 cm) que permite medir a atividade física durante a prática de esportes, receber mensagens por SMS e ouvir música.

Para o blogueiro Alfred Siew, radicado em Cingapura e especializado em novas tecnologias, a abertura do SmarTech "é um sinal do dinamismo das empresas taiwanesas". "A Computex esteve por muito tempo centrada em computadores pessoais, devido ao grande número de fabricantes de computadores e componentes" que há em Taiwan, afirmou o especialista à AFP.

"Mas desde o ano passado, assistimos a uma inclinação aos dispositivos portáteis, tablets e telefones. A economia taiwanesa sabe adaptar-se às mudanças", acrescentou. As americanas Microsoft e Intel e a taiwanesa Asus são algumas das grandes empresas presentes, mas a Computex também é uma vitrine para start-ups e empresas mais modestas.

A taiwanesa Abeltech ganhou o prêmio "Melhor opção", concedido antes da feira, com uma câmera em forma de escova de dentes que filma todos os cantos da boca. O usuário deste aparelho poderá enviar imagens em alta definição a um dispositivo móvel e estas poderão ser consultadas por um especialista em higiene dental.


Entre as tecnologias relacionadas com a segurança viária, um sistema adverte o motorista quando ele se desvia do caminho. A Computex não abandona, no entanto, os setores mais tradicionais: computadores e componentes essenciais que garantiram o sucesso da região e do setor informático em seu conjunto estão muito presentes.

"A região faz menos autopromoção do que o Vale do Silício, mas muitas inovações, sobretudo praticadas em pequena escala, são feitas aqui, nos componentes e materiais", afirmou Nicole Peng, analista da consultoria Canalys, em Xangai. "Muitas start-ups do Vale do Silício vêm buscar seus componentes aqui, na Coreia do Sul, em Taiwan. Continua sendo um setor muito importante para eles", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação