Tecnologia

Anúncio do fim do Orkut mostra que as redes sociais estão fadadas a acabar

Especialistas garantem que, em menos de três anos, o Facebook pode ir pelo mesmo caminho

postado em 08/07/2014 08:41
"Atenção, repassem: o Orkut vai acabar." Se você usou a internet nos últimos 10 anos, provavelmente já leu alguma mensagem parecida, em tom igualmente alarmante. A diferença é que, agora, o alarme não é mais um hoax, como são chamadas as histórias falsas a fim de enganar os usuários na internet: uma das redes sociais mais importantes do Brasil vai, enfim, ser desativada.

O anúncio foi feito pelo site na semana passada e a justificativa é fácil de ser percebida: o ostracismo se instaurou por lá. Embora o Orkut não divulgue números oficiais, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014, publicada no início do ano pelo governo federal, colocou o Orkut, que já chegou a ser a página mais visitada do Brasil, apenas no 18; lugar entre os sites mais acessado por aqui ; em 2008, chegou a ter 40 milhões de usuários.



Desde que o fim foi anunciado, a internet foi acometida por um sentimento coletivo de nostalgia. Internautas criaram até uma petição pública pedindo para a empresa voltar atrás na decisão. O abaixo-assinado procurava conseguir 75 mil assinaturas para enviar o documento, meta que foi alcançada em menos de três dias.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação