Tecnologia

Sapato inteligente com GPS permite que usuário não se perca durante trajeto

Apesar de não ter um público alvo definido, o tênis pode auxiliar também deficientes visuais

postado em 29/07/2014 17:10
Os sapatos apelidados de

A start-up indiana Ducere Technologies desenvolveu um sapato inteligente que se conecta ao celular através de dispositivo bluetooth. Os sapatos, apelidados de "Lechal" - que em hindi quer dizer "me leve" -, auxiliam para que o usuário chegue até um determinado local desejado. Após definir o trajeto no Google Maps, a pessoa é guiada por meio de vibrações disparadas em um acessório que é instalado no calçado. A partir disso, é possível saber, por exemplo, se é preciso virar para a direita ou para a esquerda em um determinado cruzamento.



Apesar de não ter um público alvo definido, a empresa informou que o tênis pode auxiliar também deficientes visuais. Os responsáveis pela invenção, Krispian Lawrence e Anirudh Sharm, afirmaram que a intenção é facilitar as travessias dos pedestres. Os sapatos estão disponíveis nas cores vermelho e preto e deve ser lançado ao mercado em setembro. O produto deve ser vendido a partir de U$ 100 (aproximadamente R$ 244). Veja o vídeo abaixo:

[VIDEO1]

Para quem não gostar do modelo do calçado, pode optar pela compra de palmilhas avulsas que contam com as mesmas funções e podem ser utilizadas em calçados comuns. A tecnologia é compatível com celulares com sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação