Tecnologia

Bateria de lítio puro promete triplicar duração da carga dos smartphones

Equipamento ainda está sendo testado, mas promete ser a solução para a dor de cabeça de muitos usuários

postado em 31/07/2014 18:43
Resultado deve levar tempo até chegar ao mercado

Um grupo de pesquisadores da Stanford University, uma das universidades mais importantes dos Estados Unidos, localizada na Califórnia, estudam uma forma para aumentar o tempo de duração da bateria de smartphones e tablets.

O estudo publicado no jornal científico mostra como a equipe desenvolveu uma maneira para substituir as bateria de íon-lítio (utilizadas em praticamente todos os gadgets) por lítio puro, possibilidade que pode triplicar a carga dos eletrônicos.

Cada bateria contém três partes: o eletrólito, que atua no momento em que o dispositivo é carregado; o cátodo, que recebe os elétrons; e o ânodo, que envia os elétrons do eletrólito. O lítio está presente apenas no eletrólito da bateria.

Caso o ânodo seja feita de lítio, os cientistas acreditam que a duração de uma bateria pode aumentar em até 300%.

No entanto, o estudo mostrou que carregar a bateria com ânodo de lítio ainda não é totalmente seguro, pois a fórmula pode fazer com que o lítio se expanda de forma desigual, fazendo com que o dispositivo se quebre ou até mesmo exploda.



Para realizar o experimento, a universidade usou um escudo pequeno de 20 nanômetros de espessura que serviu como proteção do lítio anulando o risco de uma eventual quebra ou explosão. A tecnologia ainda não está disponível no mercado.

Para chegar até os fabricantes, a bateria precisa ter eficiência de 99,9%, além de fornecer a mesma quantidade de energia que recebe. Até o momento, os pesquisadores atingiram uma marca de 99%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação