Tecnologia

Você foi vítima do aplicativo Secret? Veja o que fazer neste caso

Usuários publicam ofensas contra antigos relacionamentos, desafetos e utilizam o aplicativo para atingir outras pessoas

postado em 08/08/2014 17:36
Usuários aproveitam o anonimato oferecido pelo aplicativo para difamar outras pessoas

O anonimato que atraiu alguns usuários para o Secret é o mesmo que trouxe problemas para outros. Especialistas orientam que as vítimas de difamação no aplicativo procurem a Justiça e peçam a remoção imediata do conteúdo.

Fernando Gouveia é advogado, foi ofendido no Secret e enviou um e-mail para os responsáveis pelo aplicativo solicitando a retirada do conteúdo. De acordo com uma postagem em seu perfil do Facebook, a empresa respondeu o ensinando como remover a publicação indesejada. Basta dar um "flag", ou seja, arrastar o post para a esquerda, clicar em "flag" e expor os motivos. Mas, além disso, é recomendável também enviar uma mensagem para legal@secret.ly.

O objetivo inicial do Secret é dar espaço para as pessoas desabafarem e receberem conselhos sobre os problemas compartilhados. Mas com a liberdade de dizer o que quiser, sobre quem quiser, nem todos respeitam os limites que a descrição do serviço sugere ;seja responsável e vamos fazer do Secret uma grande comunidade". Diversos usuários publicam ofensas contra desafetos, antigos relacionamentos e utilizam o aplicativo para atingir outras pessoas.

De acordo com Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital, a vítima do anonimato pode procurar a Justiça quando for ofendido diretamente: ;aquele que sofrer com algum crime contra a honra pode ir ao judiciário para solicitar a remoção do conteúdo e a identificação do autor, mas o processo é complexo e pode demorar muito, pois o aplicativo não tem sede no Brasil;, explica Bissoli.

O advogado alerta os usuários que não existe anonimato na internet: ;sempre deixamos rastros na tecnologia. Por mais que você acredite na privacidade pregada por esses aplicativos, desconfie;, destaca. A orientação do especialista é que leiam os termos de uso e utilizem as redes sociais com responsabilidade sem ferir o direito do outro.



Bissoli informa ainda que as pessoas ofendidas podem solicitar junto a Justiça a remoção do serviço das plataformas de download (no caso, a Google Play e a App Store) e requerer que o aplicativo seja retirado do ar.

O Secret fornece a opção de denunciar o conteúdo e removê-lo da timeline: ;o trabalho de remoção deve ser feito rapidamente porque a publicação pode se espalhar, a partir do momento que você postou;, alerta o advogado. Para não ter transtornos com o aplicativo o usuário deve evitar o uso do serviço com a finalidade de agredir ou gerar prejuízo para outras pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação