Tecnologia

Hacker rouba 5 milhões de senhas do Gmail e divulga em fórum russo

Ao menos 60% das senhas funcionavam

postado em 10/09/2014 18:38
Ao menos 60% das senhas funcionavam
Cinco milhões de supostos e-mails e senhas foram divulgadas em um fórum russo na última terça-feira (9/9). O usuário tvskit publicou a imagem de uma tela com os dados para comprovar que realmente tinha atingido seu objetivo. Na ocasião, o hacker garantiu que ao menos 60% das senhas funcionavam. As contas eram do Gmail e da empresa russa Yandex.

O Google, por meio da assessoria de imprensa, informou que ;a segurança da informação de nossos usuários é uma prioridade para nós. Não temos nenhuma evidência de que nossos sistemas tenham sido comprometidos, mas, sempre que sabemos que contas podem ter sido comprometidas, agimos para ajudar esses usuários a se protegerem.;

Além disso, a empresa mantém um site () com conselhos para manter os dispositivos livres de malware. "O Gmail adota medidas de segurança para proteger contas: notificamos os usuários quando há atividade incomum em sua conta, como acessos ou trocas de senhas feitos a partir de localizações ou dispositivos desconhecidos. Todos os usuários podem consultar o seu histórico de atividades e confirmar se querem ou não agir".

O Google também oferece a verificação de dois passos, que dá uma capa extra de segurança às contas. Os usuários que ativam a verificação de dois passos recebem um código em seu telefone, via SMS, cada vez que alguém tenta entrar em sua conta a partir de um computador incomum. Isso significa que, se alguém rouba ou adivinha sua senha, não pode entrar e, sua conta a menos que tenha, também, o seu celular.

"A maioria dos usuários não precisa mudar suas senhas, mas podem melhorar a proteção da sua conta usando senhas fortes, ativando a verificação de dois passos e atualizando as opções para recuperação de contas com um endereço extra de e-mail ou o seu número de telefone", disse a empresa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação