Tecnologia

Smartphones ajudam cineastas a produzirem com mais dinamismo e menos custos

Com a ajuda de aplicativos, as produções ganham a aparência que quiser, seja de 8mm, seja de gravações profissionais

postado em 23/09/2014 09:36
O cineasta Ronaldo Duque está em fase de finalização de um documentário que mistura imagens do celular com as câmeras tradicionais

Desde que o SCH-V200, primeiro celular com uma câmera integrada, foi lançado em 2000, até o anúncio da nova câmera do iPhone no início do mês, muita coisa mudou no campo das imagens. A forma como o mundo inteiro se relaciona com a fotografia é outra: registrar cada momento da vida é simples. Basta sacar o smartphone para gravar os primeiros passos do filho, a formatura do namorado ou as cenas ótimas daquela festa.

A mudança foi tamanha que tem até gente usando as filmagens da telinha do smartphone para projetar nas telonas do cinema. O custo quase zero atrai jovens cineastas ; e também os experientes ; que veem o potencial e uma estética única da câmera do celular.

Cineastas ouvidos pelo Informática afirmam que os vídeos feitos com smartphones não vão substituir as câmeras profissionais. Eles garantem que, apesar de todos os avanços, os smartphones ainda não conseguem a mesma qualidade por causa das limitações de personalização ; no celular, fica complicado alterar as configurações da imagem. Porém, pode significar uma democratização do acesso à produção cinematográfica e cria um novo estilo de imagem. Descubra todo o potencial das lentes do seu celular na página 3.

Hooked up é um filme de terror que conta a história de dois jovens presos em uma casa com uma mulher endiabrada. Qual a diferença desse longa para outros filmes de terror que estreiam todos os dias no cinema? Foi totalmente gravado com um smartphone ; e não é um filme amador, feito durante as férias de adolescentes. Isso mostra que as câmeras de celular estão cada dia mais caindo no gosto dos profissionais da área.



O anúncio dos novos iPhones, no início do mês, empolgou os aspirantes a cineastas e fotógrafos. A câmera do aparelho conta com um recurso que até então existia apenas em câmeras DSLR, o focus pixel, que auxilia os usuários na hora de focar e é mais eficiente que de outros smartphones.

Se definição for a sua exigência, não há motivos para se preocupar. Praticamente todos os smartphones topo de linha do mercado filmam em resolução Full HD. Os mais novos, como o Galaxy S5, Xperia Z2 e LG G3 vão ainda além: filmam em Ultra HD, o famoso 4K.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação