Tecnologia

Guru de pesquisas do Google diz se inspirar em computador de 'Star Trek'

O site de buscas é a ferramenta de pesquisa mais usada do planeta e transformou a empresa em uma das mais rentáveis

Agência France-Presse
postado em 05/11/2014 16:32
Nova Deli - Amit Singhal, o guru de pesquisas do Google, acredita que o motor de buscas do futuro será "um assistente pessoal perfeito", capaz de saber, na hora, o que usuário deseja, como o computador usado pelo capitão James Kirk, da série de ficção Jornada nas Estrelas.

Em entrevista à AFP, em Nova Délhi, o encarregado da equipe que gerencia o famoso algoritmo do Google disse que a evolução dos motores de busca está apenas engatinhando com relação ao "Santo Graal da busca" com o qual sonha. Singhal prevê o auge do "saber por demanda", no qual a informação chegará ao usuário antes mesmo de digitá-la, graças a uma combinação de ferramentas de reconhecimento de voz, compreensão de idiomas e tecnologias táteis.

Desta forma, o motor de buscas do futuro será "o perfeito assistente pessoal, que colocará ao seu alcance todos os saberes técnicos, fortalecendo seu processo de pensamento". O guru das buscas no Google desbanca as críticas de alguns cientistas, que dizem temer que, ao dispor de toda esta informação, pensar vire algo muito trabalhoso, e habilidades como concentração e memória, percam força.

Para Singhal, é preciso "ensinar as pessoas a nadar a favor da tecnologia e não contra a corrente". "Com Gutenberg e a imprensa, surgiu a preocupação de que a palavra falada pudesse se destruir. Ao contrário, estamos muito melhor com o saber que ela trouxe", argumentou. "Com a televisão, se temia que as pessoas deixassem de ler livros, o que não aconteceu", acrescentou o alto funcionário do Google, à frente do buscador da empresa americana desde o ano 2000.



O site de buscas é o núcleo do Google, disponível em mais de 110 idiomas. É a ferramenta de buscas mais usada do planeta e transformou a empresa em uma das mais rentáveis. Singhal chefia a equipe que administra o algoritmo do motor, continuamente atualizado para dar as respostas mais pertinentes aos milhões de buscas formuladas pelos usuários.

A longo prazo, este fã de Jornada nas Estrelas sonha em construir o famoso computador da popular série de ficção, "capaz de responder instantaneamente a qualquer pergunta que possam fazer". Através da ferramenta de reconhecimento de voz, o motor de buscas seria capaz de responder a uma pergunta feita em voz alta, como fazia o computador de James Kirk, personagem principal da série.

"Estamos mais perto deste sonho do que nunca teria pensado", afirmou. Singhal estava em Nova Délhi para anunciar o lançamento da nova versão do Google em hindi. A grande maioria dos 198 milhões de falantes de inglês na Índia usa a internet. Com esta versão em hindi, espera-se que o número de usuários chegue a 300 milhões.

Singhal disse que a versão em hindi, a língua mais falada na Índia, facilitará o uso da internet "para pessoas como a minha mãe", que se vira melhor em hindi do que em inglês. "Conhecimento é poder", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação