Tecnologia

Aplicativo informa situação de carros quando donos não estão por perto

O DUD3 está disponível gratuitamente para aparelhos com plataforma Android e iOS. Cadastrados, os motoristas podem informar quando um carro está sendo fechado ou está com as janelas abertas

postado em 11/11/2014 09:52
O DUD3 está disponível gratuitamente para aparelhos com plataforma Android e iOS. Cadastrados, os motoristas podem informar quando um carro está sendo fechado ou está com as janelas abertasVocê sabe o que se passa com seu veículo neste exato momento? Será que ele não está estacionado em local proibido? Ou se algum vidro está aberto? Difícil saber, afinal, após parado, o motorista não consegue manter nenhum contato com o automóvel. Mas a tecnologia pode ajudar a resolver essa situação. A empresa 2Mobile/Digital lançou o DUD3, um aplicativo que permite aos usuários cadastrados trocarem mensagens com outros condutores.


O Informática conversou com João Paulo da Silva, um dos fundadores do aplicativo no Brasil, sobre os recursos que o app oferece. O DUD3 está disponível gratuitamente para aparelhos com plataforma Android e iOS. A expectativa dos desenvolvedores é que mais de 100 mil downloads sejam feitos no próximo mês, e o app deverá ser lançado em breve na Europa, na China e na Índia.


De onde surgiu a ideia para a criação do DUD3?
Antes do DUD3, já havia criado o Trânsito ao Vivo, que mostrava imagens da cidade em tempo real para os motoristas conferirem o trânsito. Ao sair do app, percebi que o segmento de aplicativos voltados aos condutores ainda era bastante promissor. Pensamos, então, sobre como ajudar os donos de veículos a se manterem informados sobre a situação dos carros quando não estão por perto. E por esse caminho surgiu o DUD3.

Como funciona o aplicativo?
Ao se cadastrar no app, o usuário informa o nome, um e-mail para contato, um telefone e a placa do veículo. Esses dados ficam armazenados em nosso servidor, nos Estados Unidos, e nenhum outro usuário tem acesso a eles. Então, caso alguém veja um carro com algum problema, seja estacionado em lugar proibido, seja com vidros abertos ou suspeita de que tenha sido roubado, basta acessar o aplicativo, verificar por meio da placa se o veículo está cadastrado e, então, enviar uma mensagem para o dono. O serviço é gratuito, mas depende de que o outro usuário, dono do carro, esteja conectado a internet. Quando à mensagem não puder ser enviada por falha de conexão com a rede, pode-se optar por enviar uma SMS, mas o serviço é cobrado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação