Tecnologia

Satélite revela com precisão incomparável o funcionamento dos oceanos

Os dados ajudarão na compreensão sobre a dinâmica dos mares e sobre um efeito-chave do aquecimento global

postado em 26/11/2014 10:21
Cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram ontem que um satélite apelidado de Ferrari do Espaço produziu o modelo mais preciso de circulação oceânica já elaborado. Os dados ajudarão na compreensão sobre a dinâmica dos mares e sobre um efeito-chave do aquecimento global.

Satélite Goce, da Agência Espacial Europeia

Segundo um comunicado da agência, informações colhidas pelo equipamento, batizado oficialmente de Explorador do Campo Gravitacional e da Circulação Oceânica (Goce), ;mapearam variações na gravidade da Terra com uma precisão incomparável;. O feito abre caminho para ;o mais preciso modelo de correntes oceânicas feito até agora;.

Marie-Helene Rio, do Instituto de Ciências Atmosféricas e Climáticas da Itália, informou que os dados ;darão uma nova compreensão altamente valiosa; sobre os oceanos terrestres. Com as análises, os pesquisadores criaram o mais preciso geoide (reconstrução da Terra levando em conta os diferentes níveis de gravidade ao redor do globo).



Em termos práticos, o trabalho cria uma média hipotética do nível do mar, um marco crucial para medir a elevação dos oceanos, provocada pelo aquecimento global. Em setembro, cientistas holandeses revelaram ter conseguido medir a perda de gelo no oeste da Antártida com uma precisão sem precedentes, graças a pequenas variações na gravidade antártica registrada pelo Goce entre novembro de 2009 e junho de 2012.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação