Tecnologia

Programa criado na USP permite a fabricação de moldes de roupa sob medida

O objetivo da ferramenta é facilitar o trabalho de cooperativas de costureiros que não tenham conhecimento aprofundado nas técnicas de moda

Roberta Machado
postado em 08/12/2014 07:21
Cópias do vestido da princesa Isabel produzidas com a ajuda do programa ePMG: fácil de usar

Um software criado no Brasil pode tornar a criação de roupas mais prática, econômica e acessível para quem tem conhecimento limitado em moda. O eletronic Pattern Making Generator (ePMG), desenvolvido por um grupo de pesquisa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), automatiza o processo de produção de moldes personalizados para costura, gerando modelos sob medida. Basta digitar os dados, imprimir e costurar.

O trabalho de desenvolvimento do programa começou há três anos, por iniciativa da professora Isabel Cristina Italiano, do curso de têxtil e moda. Ela tinha a intenção de criar um programa de instrução para que comunidades carentes pudessem formar coorperativas de corte e costura e gerar renda com o trabalho. No entanto, transmitir a muitas pessoas a técnica de adaptar roupas aos diferentes manequins poderia ser um desafio. ;Esse processo de graduação dos moldes é complicado, principalmente para pessoas com pouca instrução ou pouco treinamento;, afirma Isabel.

Ela aponta que já havia programas feitos para desenvolver moldes digitais, mas que todos exigiam um conhecimento aprofundado da arte de produzir roupas e dos softwares. A ideia do grupo era desenvolver um aplicativo intuitivo, que fizesse a maior parte do trabalho sozinha. Para isso, os autores do trabalho tiveram de traduzir os moldes para a linguagem computacional e criar uma fórmula que permite ao software modificar os desenhos sempre que um novo valor de medida é apresentado.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação