Tecnologia

Robô se move como enguia para explorar ambientes submarinos

O protótipo envia imagens e outros dados para pesquisadores

Vilhena Soares
postado em 12/12/2014 08:00
A enguia é famosa pela eletricidade que uma de suas espécies emite e também pelo corpo alongado, semelhante ao de uma cobra, que facilita a locomoção embaixo da água. Pois foi inspirado nessa capacidade de movimentação que um grupo de pesquisadores asiáticos criou um novo robô subaquático, que poderá ser utilizado para estudar regiões marinhas de grande profundidade.



O protótipo segue a linha de inventos bioinspirados, ou seja, baseados em espécies da natureza. ;Entre todos os tipos de robôs, os bioinspirados são os mais especiais e atraentes. Diferentemente de máquinas industriais, que fazem tarefas repetitivas em determinadas aplicações, esses imitam o comportamento de animais ou até mesmo do ser humano no mundo natural;, diz Xu Jianxin, professor do Departamento de Elétrica e Engenharia da Computação da Universidade Nacional de Cingapura e um dos autores do projeto.

Jianxin explica que a enguia foi escolhida como base para o projeto devido à alta capacidade de adaptação ao ambiente marinho. "Animais evoluem ao longo de milhões de anos, otimizando plenamente suas estruturas e comportamentos para se adaptar ao ambiente em que vivem ao longo do tempo. Se esse processo é algo que funcionou para eles, pode servir a novos projetos como recusros muito ricos", destaca.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação