Tecnologia

Da Vinci deixa legado para a arquitetura quase cinco séculos após sua morte

Na arquitetura e no urbanismo, o mestre italiano projetou edifícios, pontes e cidades inteiras, além de criar técnicas de construção válidas até hoje

Roberta Machado
postado em 22/12/2014 09:19
Leonardo da Vinci poderia facilmente ter sido um tabelião, afinal era essa a profissão do pai, Ser Pietro, do avô Antonio e de um dos bisavós. Mas quis a sorte que um dos maiores gênios de todos os tempos nascesse de uma relação ilegítima entre um nobre e uma adolescente, que cederia a guarda do filho para o pai quando a criança tinha apenas 5 anos. A origem bastarda acabou sendo uma bênção na forma de maldição, libertando o jovem italiano para fazer da vida o que sua mente bem quisesse.

O menino acabou passando a infância a explorar a natureza com um tio, dissecando e desenhando lagartos e outros bichos, até se mudar para Florença. Já moço, passou a trabalhar no ateliê do grande artista conhecido como Verrocchio, onde revelou seu admirável talento com a tinta e o pincel. Foi, contudo, também sob a tutela do mestre florentino, que Da Vinci se tornou cientista.

Com 19 anos, ele foi encarregado de colocar uma esfera de bronze no topo da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, criada pelo mestre Filippo Brunelleschi, considerado responsável por revolucionar princípios básicos da arquitetura na época. A tarefa, no entanto, mostrava-se um desafio: a peça decorativa de 2m de diâmetro deveria ser erguida a mais de 100m do chão, com uma precisão enorme. O jovem desenvolveu, então, um sistema de gruas para elevar e posicionar o objeto. Assim, não só cumpriu o trabalho como deu início a uma produtiva faceta de engenheiro e arquiteto.

Leia mais notícias em Tecnologia

;Ele, talvez, tenha sido o maior artista da história, e produziu apenas 17 pinturas. A razão para isso? Alguns diriam que pintar era fácil demais para ele. Eu não penso assim. Acho que é, realmente, porque ele não tinha tempo;, comenta Bulent Atalay, autor dos livros A matemática e Mona Lisa e O universo de Leonardo (em tradução livre, ainda sem edição brasileira). Mesmo nas pinturas, elementos matemáticos, como a espiral logarítmica, eram a marca registrada do trabalho de um cientista, que não separava a arte das leis da natureza.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação