Tecnologia

Smartphones são tão vulneráveis a ataques quanto tradicionais computadores

Em função do volume de informações que armazenam, eles atraem cada vez mais a atenção de bandidos virtuais. Especialistas dão dicas de como proteger seu aparelho

Paula Takahashi
postado em 02/01/2015 09:54
Belo Horizonte ; Você tem um antivírus instalado no celular? Preocupa-se com a autenticidade dos aplicativos que baixa no aparelho? Se a resposta é não, saiba que faz parte de um imenso grupo de pessoas que corre o risco de ter dados roubados do telefone. Apesar de os smartphones serem verdadeiros computadores de bolso com funcionalidades e capacidade de processamento semelhantes aos desktops e notebooks, os usuários não têm preocupação em tratá-los da mesma forma. Erro que é cada vez mais aproveitado por criminosos.



;Em tese, os celulares têm as mesmas vulnerabilidades e estão sujeitos às mesmas formas de contaminação que o computador tradicional, seja por e-mail, seja por rede social. E ainda há outras maneiras de ataque, como aplicativos e mensagens de texto;, alerta Gilson Vilela Júnior, sócio da iOasys, empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos para plataformas iOS e Android.



O simples fato de acessar a internet, fazer operações bancárias e compras on-line já justificaria a adoção de cuidados. Mas os motivos para se proteger vão além. ;Quando invade o celular, o criminoso tem o dono do aparelho nas mãos. Pode ter acesso a conversas, localização, fotos e arquivos. Pode, inclusive, manipular todas as funções do equipamento remotamente. Tirar fotos, abrir o áudio e até ligar a câmera sem que o usuário perceba;, detalha o perito em crimes digitais Wanderson Castilho. Considerando que apenas 55% dos brasileiros evitam armazenar documentos pessoais no dispositivo móvel, segundo o relatório Norton 2013, muita gente carrega informações sigilosas no celular e não se preocupa com a segurança delas.

Fábio Assolini, analista de vírus da Kaspersky, fabricante de software antivírus e segurança de internet, explica que uma das formas mais comuns de atacar smartphones é por meio de códigos maliciosos adquiridos em aplicativos. ;São vírus que chegam acoplados numa aplicação legítima ou o vírus é a própria aplicação. Atualmente, 98% desses vírus são desenvolvidos para a plataforma Android;, alerta. O que não significa que os usuários de iOs, sistema operacional da Apple, estejam totalmente protegidos. Recentemente, um vírus que poderia instalar aplicativos maliciosos no iOS e roubar dados dos usuários motivou um comunicado do governo norte-americano sobre a brecha.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação