Tecnologia

Netflix é acusado de bloquear acesso de usuários que tentam burlar sistema

Estes assinantes tentam mascarar seu país de origem para ter acesso ao catálogo de outras localidades

postado em 04/01/2015 19:39
Estes assinantes tentam mascarar seu país de origem para ter acesso ao catálogo de outras localidades
O Netflix é acusado de bloquear os usuários que acessam o serviço utilizando o VPN (comando que altera o endereço de IP de um computador) e outras ferramentas que tentam alterar as restrições geográficas. Estes assinantes tentam mascarar o local de seu país de origem para ter acesso ao catálogo de outras localidades.

Devido a acordos e licenças, o Netflix é disponível apenas em alguns países e cada região possui sua respectiva biblioteca de filmes e séries. Esta medida foi tomada a pedido de estúdios de cinema que desejam o controle total sobre o que as pessoas podem ver em determinados locais.

Porém, alguns usuários tentam burlar as restrições de conteúdo ao usar VPNs e ferramentas que alteram a localização geográfica do assinante. Dessa forma, os acordos de licenciamento ficam violados e pessoas de todo o mundo podem acessar conteúdos que deveriam ser exclusivos de algumas regiões.



Insatisfeitos, os grandes estúdios pediram para que o gigante de streaming punisse esses usuários. Segundo relatos, nas últimas semanas o Netflix tomou providências para impedir o procedimento considerado irregular. O sistema Android, por exemplo, começou a forçar o uso do Google DNS, tornando mais difícil usar desbloqueadores de localização.

O Netflix estaria testando vários métodos de bloqueio para solucionar o caso. Além de forçar o uso do DNS, o serviço também verifica o fuso horário da localização do usuário por meio do browser e então compara com a hora com o seu endereço de IP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação