Tecnologia

Nintendo lança novo 3DS nos Estados Unidos e anuncia novidades sobre games

Em evento on-line, empresa apresentou novo console em detalhes, revelou novos jogos e deu mais detalhes sobre títulos já anunciados no ano passado

postado em 14/01/2015 16:06

Em evento on-line, empresa apresentou novo console em detalhes, revelou novos jogos e deu mais detalhes sobre títulos já anunciados no ano passado

A Nintendo realizou na tarde desta quarta-feira (14/1) um novo Nintendo Direct, transmissão ao vivo pela internet para apresentar as grandes novidades da companhia para os próximos meses. Em um vídeo com duração de 46 minutos, os principais executivos da companhia apareceram para revelar títulos inéditos, detalhes sobre jogos anunciados em 2014 e o New Nintendo 3DS XL, a nova versão do console portátil da empresa, que chegará aos Estados Unidos em 13 de fevereiro por US$ 200. Já lançado no ano passado no mercado asiático no tamanho normal e XL, o New Nintendo 3DS chegará aos Estados Unidos apenas no modelo com as dimensões maiores.

Com melhoras em performance e no hardware, o New Nintendo 3DS XL terá um sistema melhorado de exibição de imagens em 3D. Na versão anterior, era necessário estar com o rosto posicionado exatamente no centro da largura da tela para que o efeito funcionasse. Agora, a nova versão do portátil possui um recurso de reconhecimento facial para ajustar o 3D a partir da posição do jogador, o que possibilita o efeito em praticamente todos os ângulos.

Além disso, há novos botões superiores: ZL e ZR, que ficarão ao lado dos botões L e R. Mas a principal diferença de harware é o C-Stick, um novo analógico localizado na direita, que será utilizado, principalmente, para controlar a câmera em diversos jogos. A Nintendo também ressaltou a tecnologia de Near Field Communication (NFC) que permitirá jogadores a utilizar Amiibos (bonecos interativos da companhia) com novos títulos.

Outras diferenças serão a vida de bateria, que terá duração levemente maior, e o armazenamento de dados, que serão realizados agora com cartões microSD em vez dos cartões SD normais utilizados até agora.

Confira abaixo o vídeo de apresentação:

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]Muitos jogos, poucas surpresas

A maior parte do Nintendo Direct foi dedicada aos jogos da companhia. Foram dezenas de títulos mencionados, mas apenas uma pequena parcela deles são realmente novos. O evento já começou com um anúncio inesperados pelos fãs: foi revelado o trailer para um novo Fire Emblem, ainda sem título e sem data de lançamento. Apresentado por Satoru Iwata, presidente global da Nintendo, o game apresentará a mesma direção de arte vista no elogiado Fire Emblem Awakening. A história e os personagens, contudo, serão totalmente inéditos.

Em seguida, Iwata apresentou Puzzle & Dragons Z, jogo de uma popular franquia no Japão que mistura elementos de RPG estratégico e quebra-cabeças. Além disso, foi revelado também que a série ganhará um lançamento temático de Mario e seus amigos, chamado Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition. Ambos games estarão disponíveis maio.

O último título inédito anunciado foi Pokémon Shuffle, lançamento que estará disponível apenas na eShop. Trata-se de um jogo de puzzle com os monstrinhos de bolso populares, com mecânicas que lembram os populares Candy Crush Saga e Tetris, com elementos vistos em outros games da franquia, como as megaevoluções apresentadas em Pokémon X/Y.

Quanto a jogos anteriormente anunciados, foram demonstrados alguns detalhes sobre Splatoon, para o Wii U, um título de tiro multiplayer online em que equipes utilizam armas de tinta em vez de armas de fogo. Foram mostrados os sistemas de arsenal e de customização de personagens. Outro game que ganhou novas imagens foi Xenoblade Chronicles X, também para o Wii U, com um trailer.

[VIDEO2]

Já o aguardado The Legend of Zelda: Majora;s Mask 3D, remake do clássico de Nintendo 64 para o console portátil da Nintendo, ganhou uma data de lançamento oficial: 13 de fevereiro, a mesma data em que o New Nintendo 3DS XL chega às lojas dos Estados Unidos. Por conta disso, será lançado um pacote com uma edição especial do novo console. O videogame terá arte diferente e já virá com o jogo incluso, que poderá ser jogado também no 3DS normal.

Em evento on-line, empresa apresentou novo console em detalhes, revelou novos jogos e deu mais detalhes sobre títulos já anunciados no ano passado

Uma surpresa agradável também foi introduzida para os donos do Wii U. A Nintendo anunciou que agora disponibilizará na eShop do console diversos jogos do Wii, videogame precedente. Isso significa mais praticidade e acesso facilitado a uma futura biblioteca digital de games que marcaram época com o Wii. Os primeiros clássicos anunciados para download foram o aclamado Super Mario Galaxy 2 (já disponível), Punch Out (em fevereiro) e Metroid Prime Trilogy (em janeiro).

Amigos em miniatura

Se uma estratégia ficou evidente no Nintendo Direct, foi o foco da empresa em expandir o uso dos Amiibos. Lançados no fim do ano passado, eles são bonecos pequenos que possuem uma base com tecnologia NFC. Cada Amiibo representa um personagem diferente e pode ser personalizado em diferentes títulos. Ao encostar a estatueta no Wii U ou no New Nintendo 3DS XL, o personagem fica disponível para ser jogado e evoluído. Todas as alterações ficam salvas no próprio boneco, o que o torna único e utilizável mesmo em consoles de amigos.

Em evento on-line, empresa apresentou novo console em detalhes, revelou novos jogos e deu mais detalhes sobre títulos já anunciados no ano passado

Até agora, os Amiibos foram mais utilizados no último Super Smash Bros. para Wii U e em Hyrule Warriors. Mas o último Nintendo Direct revelou que o uso dos bonecos será cada vez mais variado. Títulos já lançados como Captain Toad: Treasure Tracker e o Super Smash Bros. para Nintendo 3DS ganharão suporte para Amiibos com atualizações de software. As estatuetas também terão presença nos próximos jogos de 2015, como Code Name: STEAM, que poderá usar Amiibos dos personagens de Fire Emblem.

Tanta ênfase nos Amiibos pode ser explicada pelo fato da Nintendo estar em crise financeira pelos últimos anos. Os bonecos, lançados no ano passado, foram um sucesso absoluto de vendas, com alguns exemplares esgotados, e representam uma ótima oportunidade de lucro para a companhia. Com as vendas numerosas, a Nintendo fez questão de anunciar novas estatuetas de personagens e o relançamento de modelos que haviam desaparecido das prateleiras. Nenhuma data específica, porém, foi apresentada para a chegada desses produtos.

Com informações de Max Valarezo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação