Tecnologia

Microsoft anuncia HoloLens, computador holográfico em formato de óculos

Empresa pretende trazer hologramas para os espaços cotidianos de usuários

postado em 21/01/2015 19:03
Empresa pretende trazer hologramas para os espaços cotidianos de usuários

Em evento realizado nesta quarta-feira (21/1) ao vivo pela internet para apresentar novidades sobre o Windows 10, a Microsoft aproveitou para apresentar produtos inéditos que utilizarão o novo sistema operacional. O grande destaque ficou para o HoloLens, um computador em formato de óculos para a visualização de hologramas.

[SAIBAMAIS]O produto tem visual semelhante aos aparelhos de realidade virtual que têm aparecido na internet nos últimos anos, como o Oculus Rift. Este equipamento, porém, não tem o intuito de ;levar os usuários até o mundo virtual, mas trazer a tecnologia para o nosso ambiente;, comentou o brasileiro Alex Kipman, executivo da Microsoft que apresentou a novidade. Ou seja, com o HoloLens, será possível visualizar hologramas no chão, em mesas e paredes ao redor.

Para funcionar, o HoloLens não precisará de cabos nem de conexão com smartphone. Além disso, o aparelho terá lentes transparentes e tecnologia de reconhecimento espacial. Assim, caso um holograma esteja atrás do usuário no ambiente, ele ouvirá o som como se tivesse realmente vindo de trás.

Em uma demonstração, uma das representantes da companhia vestiu o HoloLens e criou, ao vivo, um modelo em 3D de um quadcóptero apenas utilizando os gestos das mãos e comandos de voz. Aos poucos, ele ganhou forma no ar, em frente aos presentes no evento, que puderam enxergar o holograma em um telão que mostrava o que era exibido pelo HoloLens naquele instante.

A intenção, segundo Kipman, é quebrar cada vez mais as fronteiras entre as pessoas e o mundo virtual. Com o programa Microsoft Holograms, a empresa pretende que usuários tenham uma grande variedade de uso para os hologramas no dia a dia, como ver filmes no Netflix em uma parede de casa ou jogar games que usem a sala de estar como cenário.

Por enquanto, não foi anunciada uma data de lançamento para o HoloLens. Apenas foi dito que o produto ficará disponível já na era Windows 10.

O outro produto novo introduzido na apresentação foi o Surface Hub, uma espécie de super monitor voltado para uso no trabalho. Equipada com tela touchscreen, microfones, câmeras, acesso a internet e aplicativos, a novidade visa otimizar reuniões e videoconferências. Será possível usar uma caneta para desenhar na tela, realizar chamadas por skype e exibir arquivos de mídia para todo o grupo. Também não foi anunciada data de lançamento para o Surface Hub.

Adeus, Explorer

Outra novidade apresentada foi o substituto do Windows Explorer, que deixará de existir para dar lugar a um novo browser. Ainda sem nome oficial, a Microsoft apresentou o programa apenas com o codinome Spartan.

O novo browser terá um visual mais limpo, semelhante ao visto no Chrome, e trará algumas funcionalidades exclusivas. A principal delas é a integração com a Cortana, programa de comando por voz da Microsoft que terá forte presença no Windows 10. No Spartan, ela será capaz de dar informações específicas de forma mais ágil, como a previsão de tempo ou então rotas para lugares específicos na cidade.

Além disso, será possível salvar páginas da web e interagir visualmente com elas, por meio de anotações e rabiscos, utilizando mouse, dedos ou caneta stylus. Essas páginas depois poderão ser compartilhadas com amigos, que também poderão acrescentar interações.

O Spartan também terá uma funcionalidade de otimização de leitura, para eliminar distrações visuais para a visualização de artigos na internet. Até agora, não foi anunciada uma data de lançamento do browser nem quando saberemos seu verdadeiro nome.

Com informações de Max Valarezo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação