Tecnologia

Engenheiro da Nasa cria site que avalia custo-benefício de relacionamentos

Idealizador criou projeto após o fim de um namoro de dois anos

postado em 27/01/2015 09:30
Idealizador criou projeto após o fim de um namoro de dois anos

Avaliar o estado de um relacionamento amoroso pode ser um tarefa difícil, principalmente quando se está em dúvida se ele irá durar de fato ou não. Para quem tem essas dúvidas, foi criado o site Nanaya, uma página que aponta se uma relação tem condições de se manter ou se está fadada ao fracasso, tudo isso a partir de cálculos de custo-benefício.

[SAIBAMAIS]O criador do projeto é Rashied Amini, engenheiro de sistemas da Nasa. Segundo ele, a ideia surgiu após o término de um namoro que já durava mais de dois anos. Antes de terminar com Amini, a ex-namorada lhe perguntou quais seriam os custos e os benefícios que ela teria caso decidisse seguir com ele. "Quando me disse aquilo, eu ri. Porque para mim o amor é algo completamente diferente. Mas depois da ruptura, como estava machucado, pensei que talvez não apenas ela, outras pessoas precisam ver um número para tomar uma decisão. Por isso criei Nanaya", disse Amini ao site do El País Brasil.

[VIDEO1]

Para fazer o diagnóstico, o Nanaya faz o usuário passar por diferentes questionários. Cada um deles serve para ajudar a traçar o perfil da pessoa para que o site possa utilizar um banco de dados estatísticos. As perguntas servem para identificar não apenas informações objetivas, como cidade de residência, sexo, orientação sexual e idade, mas também outras mais subjetivas, como gostos pessoais e traços de personalidade.

Após responder a, pelo menos, dois desses questionários, é possível ter acesso a gráficos que dirão a quantas anda o relacionamento e se o mesmo está destinado a falhar ou não. E isso serve tanto para relações existentes ou para quem quer saber se um(a) parceiro(a) em potencial renderá um namoro de sucesso. Até agora, Amini afirma ter feito testes com quinze pessoas, que resultaram em 95% de eficiência.

Para criar o Nanaya, o engenheiro utilizou conhecimentos que utiliza diariamente no emprego que tem na agência espacial americana, a NASA. No trabalho, Amini é responsável por criar algoritmos para ajudar na tomada de decisão em missões espaciais. Por isso, ele é especialista em desenvolver sistemas de análise sobre custo-benefício.

Mas, apesar de criado um projeto para analisar relações amorosas de forma extremamente objetiva, Amini não vê o Nanaya como a resposta definitiva para os usuários em dúvida sobre os relacionamentos. "Cada pessoa deve determinar a importância que tenham os resultados do relatório. O que espero é que seja tomado como algo para estimulá-lo a pensar em sua vida privada. E nada mais;, afirmou o engenheiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação