Tecnologia

Site disponibiliza 75 mil arquivos de vídeos e imagens em domínio público

Cerca de 5 mil dos registros estão disponíveis pela primeira vez na história

postado em 02/02/2015 17:12
Cerca de 5 mil dos registros estão disponíveis pela primeira vez na história

O site pond5 é um dos maiores bancos pagos de vídeos e imagens da internet. Agora, a página tornou disponíveis 75 mil arquivos de vídeos e fotos para domínio público, ou seja, que podem ser utilizados à vontade sem preocupações de direitos autorais. Apesar de impressionante, o número não representa sequer 1% do acervo total do pond5.

[SAIBAMAIS]Estão à disposição clipes de vídeo, fotografias, arquivos de áudio e até imagens em 3D. Podem ser encontrados registros de diferentes momentos históricos, como lançamentos de missões da Nasa, a agência espacial americana, discursos de políticos notórios como Winston Churchill e John Kennedy. Há também obras como clássicos do cinema como Viagem à Lua, de George Meli;s, e Um homem com uma câmera, do russo Dziga Vertov.

Dos novos arquivos, cerca de 5 mil foram disponibilizados abertamente pela primeira vez, com o trabalho de digitalização da Biblioteca Nacional dos Estados Unidos. Para ter acesso completo aos arquivos disponibilizados, é necessário ter uma conta no pond5. A biblioteca de domínio público pode ser acessada aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação