Tecnologia

Campus Party incentiva jovens a desenvolverem soluções de conectividade

O hackathon -- maratona de programação traz oportunidade para que os jovens possam criar projetos, soluções e aplicações com dispositivos de conectividade

postado em 05/02/2015 14:10
Caixinha de sensores disponibilizada pela Telefônica Vivo para ajudar os campuseiros a desolvolverem ideias de conectividade

Todos os 8 mil campuseiros que estão morando na Campus Party Brasil (CPBr) desde a última terça-feira (3/2) podem criar projetos e desenvolver soluções de forma gratuita. O hackathon ; maratona de programação traz oportunidade para que os jovens possam criar projetos, soluções e aplicações com dispositivos de conectividade.

Sensores de temperatura, luminosidade e umidade são distribuídos pela Telefônica Vivo aos nerds interessados em aprender a utilizar as peças e aplicá-las em alguma ideia. Na competição de desenvolvimento, técnicos especializados ensinam os campuseiros como funciona a tecnologia e, durante alguns dias, eles podem desenvolver a criatividade em cima da plataforma disponibilizada.

Máquina de chocolate funciona com base na caixa de sensores. A ideia surgiu durante a Campus Party

Neste ambiente os participantes recebem um hardware com sensores para captura de dados em tempo real, acesso à nuvem de informações da Telefônica e um software para construção de aplicativos definidos pelo desenvolvedor, além de treinamento e suporte durante toda a oitava edição da CPBr.

Para o diretor do Centro de Inovação da Telefônica Vivo, Pablo Larrieux, a Campus Party é uma ótima oportunidade para explorar o conhecimento dos jovens apaixonados por tecnologia. "Todos nós ganhamos. Os campuseiros porque fazem contato com ferramentas de ponta, os empresários que podem ajudá-los a abrir um negócio e a Telefônica Vivo porque consegue ficar perto das pessoas criativas, afinal elas que vão ditar as tendências do mercado", explica Larrieux.

Palestra sobre como construir projetos de conectividade

Os campuseiros que participam do workshop, ganham acesso às plataformas de software para armazenar as informações e as codificações, podem utilizar equipamentos necessários para criar pequenos protótipos e recebem suporte dos técnicos que acompanham os projetos. Ao fim da CPBr, as três melhores ideias serão premiadas com um smartphone, tablet e o dispositivo de conectividade criado pela Telefônica Vivo.

A repórter viajou a convite da Telefônica Vivo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação