Tecnologia

Veja cinco canais que usaram os recursos do YouTube de forma criativa

Criadores de conteúdo souberam aproveitar anotações, playlists e multiângulos para criar conteúdos originais

postado em 13/02/2015 19:03
Criadores de conteúdo souberam aproveitar anotações, playlists e multiângulos para criar conteúdos originais

Muitos vídeos no YouTube já chamaram a atenção pela criatividade, como o cover que a banda Walk Off the Earth fez da canção Somebody that I used to know, do cantor Gotye. Ou então os clipes musicais da banda OK Go. Mas há criadores de conteúdo no site que quiseram fazer algo mais diferente ainda e, para isso, conseguiram pensar em maneiras de aproveitar diferentes recursos da plataforma e dar origem a algo novo.

Seja utilizando o sistema de anotações, as playlists ou ferramentas restritas a apenas alguns canais, há bons exemplos desse tipo de criatividade. Confira a seguir cinco canais que repensaram as possibilidades do YouTube e criaram um conteúdo interessante.

1 - Histórias interativas

Logo após a introdução do sistema de anotações em vídeo, começaram a surgir canais que aproveitaram a novidade para trazer ao YouTube algo que foi febre em livros juvenis da década de 1980: as histórias interativas. Nesses vídeos, uma trama se desenrola e apresenta diversas escolhas que os espectadores deve fazer e, assim, ter uma narrativa diferente para cada pessoa.

Um bom exemplo disso é Deliver me to hell, um filme interativo que conta a história de Steve, um entregador de pizza que deve atravessar uma cidade infestada de zumbis. Ao fim do primeiro vídeo, o espectador deve escolher se um homem desconhecido pode ou não entrar no carro de Steve. Ambas as opções são apresentadas em forma de anotações. O usuário clica na alternativa que acha mais interessante e é levado para outro vídeo, que mostra as consequências da decisão feita.

[VIDEO1]
2 - Duas histórias simultâneas

Em outubro de 2014, a Honda lançou um vídeo para promover dois carros, o Civic e Civic Type R. Nele, é contada a trama de um homem que dirige ambos automóveis, um à noite e outro de dia. A diferença é que o curta metragem possuía um recurso especial. Ao apertar a tecla R no teclado, a imagem era trocada e a propaganda passava a mostrar o outro lado da história. Caso o espectador soltasse o botão R, a imagem era alternada outra vez.

Ou seja, trata-se de duas narrativas que acontecem simultâneamente, e é o internauta que escolhe em quais momentos vai alternar entre os dois lado da história.

É verdade que essa não é uma ferramenta normal do YouTube. Não é qualquer um que tem acesso a esse tipo de recurso. Mas, mesmo assim, o resultado final é impressionante. Confira a peça publicitária clicando aqui.

Criadores de conteúdo souberam aproveitar anotações, playlists e multiângulos para criar conteúdos originais

3 - Uso das playlists

As playlists servem para criar uma lista de reprodução que contenha diversos vídeos em uma sequência específica. E um dos atrativos do recurso é que qualquer usuário pode montar uma dessas, mesmo que ela seja composta por vídeos de outros canais.

Com isso em mente, o canal Idea Channel decidiu se aproveitar da ferramenta. Trata-se de um programa semanal no YouTube que analisa música, cinema, televisão, videogames e internet e usa diferentes obras para criar uma discussão inteligente.

Em um episódio, o apresentador e roteirista Mike Rugnetta decidiu falar sobre videoclipes que tinham trechos inspirados em GIFs da internet. Mas, em vez de apenas fazer um vídeo em que cita essas músicas, ele decidiu transformar o episódio inteiro em uma longa playlist. Assim, ele introduzia um clipe, que era exibido logo em seguida na lista de reprodução, para, depois, vir outro vídeo de Mike, dessa vez falando sobre a obra.

[VIDEO2]
4 - Anotações

De forma similar ao Idea Channel, a banda belga The Subs decidiu criar uma forma diferente para falar sobre vídeos de outras pessoas no videocast que eles publicavam. Para isso, eles incluíram links na forma de anotações no meio do programa e indicavam o momento em que eles deveriam ser clicados.

Esses links levavam o espectador ao vídeo que a banda queria mostrar. Caso quisesse retornar ao programa, bastava clicar em uma outra anotação. Confira abaixo o segundo episódio do videocast da banda.

[VIDEO3]

5 - Multiângulos
Na primeira semana de fevereiro deste ano, o YouTube liberou o primeiro teste de vídeo com multiângulos do site. Trata-se de um recurso que permite ao espectador escolher entre diferentes câmeras e eleger sob qual ponto de vista quer assistir a um determinado vídeo.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas no canal da cantora Madilyn Bailey, famosa no site por fazer covers. Ela foi convidada para participar do evento YouTube Music Night para tocar ao vivo e essa performance rendeu o vídeo escolhido pelo site como o primeiro a receber o recurso com troca de câmeras.

A novidade funciona de forma muito simples. Basta selecionar na lateral da tela qual o número da câmera desejada para alternar entre os diferentes ângulos de exibição. Para ver o resultado, clique aqui.
Criadores de conteúdo souberam aproveitar anotações, playlists e multiângulos para criar conteúdos originais
Com informações de Max Valarezo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação