Tecnologia

Site "Carro Monstro" calcula o quanto você já gastou com o seu veículo

O portal determina o gasto total, anual, mensal e diário do seu automóvel. Mostrando inclusive a quantidade de gás carbônico emitido

postado em 19/02/2015 15:38

O portal determina o gasto total, anual, mensal e diário do seu automóvel. Mostrando inclusive a quantidade de gás carbônico emitido

[SAIBAMAIS]O carro que você tanto ama pode sim ser um monstro, assim é a apresentação do site ;Meu Carro é um Monstro;. Criado por Israel Lot, a ideia é mostrar às pessoas o real custo de um carro - gasto por dia, mês, ano e total - de uma forma descontraída, mas, ao mesmo tempo fazer com que elas reflitam sobre os gastos com mobilidade dentro do orçamento.

Ao entrar no site, você coloca o ano de fabricação, o de compra e o modelo do veículo e manda calcular monstruosidade. Durante o cálculo, pode alterar a porcentagem de financiamento, o valor de entrada, o número de parcelas e o juros do financiamento. Para testar o portal, o Tecnologia utilizou os dados de um Volkswgem Gol 1.0 2010/2010. Utilizando a base de dados da tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), ele mostra logo de cara a depreciação que o veículo teve, no Gol testado, apresentou 31,5% de diferença para o valor de compra e de venda.

Valor gasto de um Gol 1.0 comprando em 2010

Nos custos com manutenção, o usuário pode alterar o estado de origem - para poder calcular o IPVA -, o valor do seguro, a quilometragem que o carro percorreu e o consumo. Com esse dados, ele aponta quanto o veículo já poluiu - no nosso caso, 19,3 toneladas de gás carbônico - e mostra quantas árvores precisariam ser plantadas para equalizar a quantidade de CO2 emitido - para 19,3ton é necessário 116 árvores.

Ao final o site aponto o custo total, por mês, dia e ano. Apresenta uma escala monstro e finaliza com o nome do monstro - uma mistura da marca e modelo do carro, no caso do Gol (Volkisvagum Golium) e uma frase sobre o monstrengo: "O GLUTÃO: Um monstro famoso pela gula. Costuma consumir uma fatia considerável dos recursos financeiros de seus proprietários".

Volkisvagum Golium - o Glutão

P2P
De acordo com Israel Lot, além de mostrar para as pessoas quanto elas já gastaram com seus veículos, o ;Carro Monstro; é um projeto feito para apresentar o Fleety. Segundo ele, a primeira rede de compartilhamento de veículos P2P (peer-to-peer - de pessoa pra pessoa, em tradução livre) no Brasil. Lot afirma que, em geral, um carro fica 22 horas por dia parado. ;Com o Fleety queremos que esse tempo sejam úteis também. Para quem disponibiliza um veículo, é uma forma de atenuar os gastos ou até mesmo rentabilizar e para quem aluga, é uma maneira de usufruir de um carro sem necessariamente comprar o veículo;, defende.

Passo a passo de como funciona o Fleety

Estudos mostram que cada carro compartilhado pode eliminar até outros nove nas ruas. Com o sistema de compartilhamento, Lot percebeu que as pessoas não sabem o real impacto financeiro que um veículo causa. E existem muitos custos ocultos que raramente são levados em conta, como a depreciação de um automóvel. ;Em termos econômicos é como um passivo, o veículo sempre vai valer menos com o passar do tempo. Fizemos então o Carro Monstro, onde as pessoas podem descobrir de forma divertida o monstro que tem em suas garagens;, esclarece Israel Lot.

Com informações de Geison Guedes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação