Tecnologia

A vez das brelfies, os autorretratos das mães amamentando os filhos

O que começou como um protesto, após o Facebook retirar da página a foto de uma mãe que amamentava o filho, as #brelfies invadiram outras redes sociais e foram parar na TV

postado em 27/02/2015 16:00

O que começou como um protesto, após o Facebook retirar da página a foto de uma mãe que amamentava o filho, as #brelfies invadiram outras redes sociais e foram parar na TV

Kaya Wright, uma enfermeira inglesa de 32 anos, é mãe de duas crianças e, recentemente, teve uma foto retirada do Facebook por violações de nudez. O motivo? Postar uma imagem dela mesma amamentando o filho Kayden, de 1 ano e 4 meses, em um grupo de amamentação dentro da rede social.

Por conta desse episódio, várias outras mães começaram a postar fotos semelhantes, questionando a razão da censura. Elas argumentam que o ato é natural e não deveria ser sexualizado, ainda mais quando as redes sociais estão povoadas por fotos de celebridades que mostram mais que uma parte dos seios e, muitas vezes, não recebem críticas por isso.

As fotos do movimento de protesto acabaram ganhando um nome próprio: brelfies. A palavra é uma mistura de selfie com breastfeeding (amamentação, em inglês). A repercussão foi tão grande que o assunto foi parar no programa This Morning, da ITV (Inglaterra), na manhã de quarta-feira (25), que promoveu uma enquete com os telespectadores.

Apesar de a própria apresentadora, Angela Epstein, ter mostrado receio de que as brelfies fossem apenas um espetáculo, boa parte do público foi receptivo e muitas outras mães começaram a postar imagens amamentando os filhos no Twitter, marcando o programa e usando a hashtah #brelfies. Veja abaixo:

[VIDEO1]

[VIDEO2]

[VIDEO3]

[VIDEO4]

Relembre

Depois do fenômeno das selfies (que trouxeram, há alguns meses, o acessório "pau de selfie"), houve a moda das after-sex selfies (essas, sim, sexualizadasdas, pois mostravam casais, normalmente na cama, logo após o ato). Depois, vieram as belfies, autorretratos dos bumbuns dos usuários (leia mais aqui). Elas abrangem desde fotos inocentes e engraçadas até as que carregam um apelo sexual.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação