Tecnologia

Promessa de revolução tecnológica, internet 5G deve ser lançada em 2020

Expectativa do mercado é que a nova geração da web chegue primeiro à Europa, Japão e Estados Unidos

postado em 03/03/2015 11:19

Com o 5G, a internet estará presente em tudo, inclusive em eletrodomésticos

Barcelona - O mundo terá que esperar cinco anos até poder desfrutar de uma internet mais avançada que o 4G. A expectativa das empresas de tecnologia móvel é que a nova geração seja disponibilizada comercialmente em 2020. O longo tempo de espera é justificável: o 5G promete revolucionar a forma como as pessoas se relacionam com a rede.


[SAIBAMAIS]Não se trata apenas de velocidade - enquanto o 4G trabalha com até 150 Mbps (megabyte por segundo), o sucessor deve chegar a 50 Gbps (gigabytes por segundo). As funcionalidades do 5G vão conectar objetos do dia a dia. ;Até as roupas de bebê poderão ter um equipamento conectado;, afirmou o diretor de tecnologia global da Telefónica, companhia de telecomunicação da Europa, Enrique Blanco.

Durante um seminário nesta terça-feira (3/3) no Mobile World Congress (MWC), maior feira de tecnologia móvel do mundo, que ocorre até quinta-feira em Barcelona, na Espasnha, executivos deram sinais do que se pode esperar do 5G. Segundo o presidente e CEO da Nokia, Rajeev Suri, a nova geração da internet vai conectar de carros a hospitais, passando por roupas, restaurantes e fábricas. ;As pessoas terão uma vida melhor, mais segura e mais fácil;, prevê ao falar sobre a chamada ;Internet das coisas;.

A internet, já começa a ser aplicada em objetos do cotidiano como os smart watches - relógios inteligentes - por meio de Wi-fi

Até chegarmos ao futuro, ainda há muito desafio pela frente. O primeiro é desenvolver o 4G. ;Só com um 4G bem desenvolvido, poderemos chegar ao 5G;, afirma o CEO da Qualcomm, empresa amaricana que produz chips de internet, Steve Mollenkopf.

No Brasil, a tecnologia ainda tem muito o que melhorar. De acordo com relatório de janeiro da Teleco, apenas 41% da população brasileira tem acesso ao 4G, em 147 municípios brasileiros.

*A repórter viajou à convite da Samsung

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação