Tecnologia

Pesquisadores produzem lentes de contato que aumentam a visão em 2,8 vezes

As peças ajudam pacientes com problemas oculares, mas criadores não sabem quando estarão no mercado

Roberta Machado
postado em 04/03/2015 06:09

Pesquisadores suíços trabalham em lentes de contato telescópicas que podem aumentar a visão de uma pessoa em 2,8 vezes. O material de 1,55mm de espessura funciona em conjunto com um par de óculos polarizados que ajudam a controlar o dispositivo. Basta uma piscadela com o olho direito para ativar as superlentes; e outra com o esquerdo para retornar à visão normal. As peças, que estão em desenvolvimento desde 2009, pode ajudar pessoas que sofrem de degeneração macular a enxergar com mais clareza.

As peças ajudam pacientes com problemas oculares, mas criadores não sabem quando estarão no mercado

A lente conta com um sistema telescópico refletor extremamente fino, que reflete a visão por meio de minúsculos espelhos de alumínio e finas películas polarizadas que direcionam e aumentam a imagem. As peças são unidas com cola biologicamente compatível. O protótipo foi criado sobre um tipo de lente mais rígida do que os modelos convencionais, chamada lente escleral, além de ter um tamanho maior para abrigar os componentes instalados na estrutura transparente.

;O telescópio refletor é um novo design. Ele é baseado em antigos conceitos, mas encaixá-lo em uma forma tão fina é desafiador tanto para o projeto óptico quanto para a fabricação;, descreve Eric Tremblay, da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça. Ele apresentou o protótipo da lente pela primeira vez em 2013 e, recentemente, revelou uma versão aperfeiçoada durante a reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), na Califórnia.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação