Tecnologia

Celular "quebra-cabeça" do Google aponta novos rumos para a telefonia móvel

Donos do smartphone modular poderão montar o próprio aparelho de acordo com as configurações que desejarem

postado em 05/03/2015 13:56

Donos do smartphone modular poderão montar o próprio aparelho de acordo com as configurações que desejarem
Barcelona - Enquanto lançamentos como o Galaxy S6 e o Lumia 640 fazem sucesso na principal feira de tecnologia móvel do mundo, um amontoado de peças soltas em uma parte menos badalada do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, também chama atenção. Trata-se do Projeto Ara, do Google: smartphone que pode ser montado pelo dono. A nova tecnologia gera filas no stand e tem potencial para mudar os rumos da telefonia móvel.

[SAIBAMAIS]Na prática, o consumidor poderá escolher os componentes para montar o celular do jeito que ele quer, com peças de diversos fabricantes. A câmera pode ser de uma empresa, a tela de outra, e o processador de uma terceira... O Google será responsável pelo conjunto onde as partes são reunidas e pelo software que torna tudo compatível entre si. Basicamente, os celulares poderão ser montados como computadores, nos quais muita gente prefere escolher as configurações.

Além da possibilidade de criar o próprio smartphone, o projeto torna os aparelhos celulares menos descartáveis. Se uma peça começa a falhar, basta trocá-la, e não comprar um novo celular, como ocorre atualmente. A base do aparelho, pertencente ao Google, deverá custar US$ 50 (R$ 149) e o preço total varia de acordo com as peças escolhidas para compor o smartphone.


Donos do smartphone modular poderão montar o próprio aparelho de acordo com as configurações que desejarem

Em janeiro, o Google iniciou os testes do Projeto Ara e anunciou que o protótipo, que contará com cobertura 4G, será lançado primeiro em Porto Rico. A gigante da internet quer o tempo de customização menor que cinco minutos. O início da venda do primeiro gadget com peças encaixáveis deve ocorrer no primeiro semestre de 2015 e o sistema operacional implementado será uma versão do Android 5.0 Lollipop.

*A repórter viajou à convite da Samsung

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação