Tecnologia

Vendas de computadores pessoais no Brasil em 2014 é 26% que ano anterior

Segundo analista, carnaval, Copa do Mundo e alta do dólar foram os principais causadores na queda do mercado de PC's no ano passado

postado em 05/03/2015 18:09
Segundo analista, carnaval, Copa do Mundo e alta do dólar foram os principais causadores na queda do mercado de PC's no ano passado

A IDC Brasil, que realiza pesquisas na área de tecnologia, divulgou os dados consolidados do mercado de PCs no Brasil no 4; trimestre e no ano de 2014. Segundo o estudo IDC Brazi PCs Tracker Q4, foram vendidos 10,3 milhões de computadores em 2014, o que representa uma queda de 26% na comparação com 2013. Desse total, 4 milhões são desktops (queda de 31%) e 6,4 milhões são de notebooks (queda de 22%), sendo 29% comercializados para o mercado corporativo e 71% para o consumidor final.

[SAIBAMAIS]Segundo a IDC, os resultados de 2014 foram impactados pelo carnaval fora de época, a Copa do Mundo, as eleições e a alta do dólar. ;Tradicionalmente, março é um mês muito positivo para o mercado de PCs, porém, o Carnaval adiado fez com que o 1; trimestre fosse muito negativo em vendas. Logo em seguida houve a Copa do Mundo e os varejistas focaram em outras categorias de produtos. As incertezas em relação às eleições e a volatilidade da moeda americana também contribuíram para o mau desempenho em 2014;, afirma Pedro Hagge, analista de pesquisas da IDC Brasil.

Entre outubro e dezembro do ano passado foram vendidos cerca de 2,7 milhões de PCs, queda de 25% na comparação com o 4; trimestre de 2013 e alta de 3% na comparação com o 3; trimestre de 2014. Foram comercializados 966 mil desktops e 1,7 milhão de notebooks. Na comparação com o 4; trimestre de 2013, houve queda de 29% em desktops e 21% no mercado de notebooks. Os números do último trimestre estão de acordo com as projeções da IDC Brasil, que, ao contrário de anos anteriores, já previa um desaquecimento das vendas no período. "Os volumes do 4; trimestre têm sido cada vez mais impactados pela Black Friday. Os varejistas estão comprando e estocando os produtos já em setembro e a tendência é não termos mais um último trimestre forte como em anos anteriores;, afirma Hagge.

Além disso, o ritmo fraco da economia, a escassez de crédito, inflação e a alta do dólar, que acabam gerando repasse de preços ao consumidor, também foram fatores preponderantes para o mau desempenho nos últimos três meses de 2014. Em relação aos PCs conversíveis, o analista da afirma que houve alguns bons lançamentos no 2; semestre de 2014 e, apesar das vendas crescerem 20% na comparação com o 3; trimestre, a categoria ainda não ;pegou; no Brasil. "Foram cerca de 42 mil notebooks conversíveis vendidos entre outubro, novembro e setembro", completa.

Para 2015, a IDC Brasil espera queda de 3% do mercado de PCs no Brasil. ;A alta do dólar vai dificultar a recuperação. Isso já se pode notar nas lojas, onde os produtos estão de 15 a 20% mais caros do que custavam 6 meses atrás;, afirma Hagge. Para o analista, o consumidor brasileiro é muito sensível a preços e, isso, aliado a instabilidade econômica e a adoção de outros dispositivos, fará com que o mercado de PCs no Brasil termine este ano em baixa.

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